CONEA realiza curso de campo no litoral paranaense

O grupo de ensino, pesquisa e extensão em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA), coordenado pelas professoras Lia Maris Orth Ritter Antiqueira e Katya Cristina de Lima Picanço, do Departamento Acadêmico de Ensino (DAENS), realizou nos dias 26 e 27 de abril um curso de campo nos municípios de Matinhos e Paranaguá, no litoral paranaense.
As atividades contaram com a participação da professora Dra. Marina Comerlatto da Rosa, do IFPR – Campus Paranaguá, e envolveram visitas técnicas e análise da fauna e flora de diversos pontos da região. A coleta de dados interdisciplinar serve de base para atividades de pesquisa vinculadas a Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica e projetos de Mestrado, contemplando também aspectos histórico-culturais e biológicos.
As aulas de campo aconteceram em cenários variados, como a Ilha da Tartaruga, o Pico de Matinhos, o Morro do Escalvado (Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange), o Parque Estadual do Rio da Onça (PERO) e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR), em Paranaguá.
Os resultados das atividades serão apresentados em eventos de pesquisa e extensão, com previsão de submissão a periódicos científicos e defesa como TCCs. Como um dos primeiros desdobramentos, o grupo passou a integrar a Rede Paranaense de Cultura Oceânica.
Com o objetivo de ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica, o CONEA está organizando uma atividade — ainda sem data definida — para apresentar a Rede Paranaense de Cultura Oceânica aos alunos do campus Ponta Grossa . Interessados no tema podem acompanhar as iniciativas do grupo pelo Instagram: @conea.utfprpg.