Defesas de Mestrado de alunos do GCUB nos Programas de Pós-Graduação da UTFPR-PG
Ocorreu na sexta-feira, 06 a defesa de Mestrado do aluno do PPGECT pelo Programa GCUB (Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras) Gastão Soares Ximenes de Oliveira, oriundo do Timor Leste, com o título do trabalho: Ferramentas Tecnológicas no Ensino de Física Experimental: A implementação do Arduino em Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Eloíza Aparecida Silva Avila de Matos e Coorientado pelo Prof. Dr. Romeu Miqueias Szmosky.
Em 25 de outubro de 2024, também, ocorreu a defesa de Mestrado do aluno do PPGEE pelo GCUB Emerson David Neves dos Santos, oriundo de Cabo Verde, com o título do trabalho: Utilização de Sistemas de Energias Renováveis no Processo de Dessalinização da Água, orientado pelo Prof. Dr. Angelo Marcelo Tusset.
O GCUB é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural que foi fundada em 2008 em Brasília. Atualmente, é composta por 96 Universidades brasileiras e 6 instituições estrangeiras. No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC).
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.
As atividades promovidas pelo GCUB estão alicerçadas nos princípios da responsabilidade social e ambiental, da promoção da paz e da inclusão social, e do respeito aos direitos humanos. A internacionalização universitária, para o GCUB, tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.
Novos alunos, de diferentes nacionalidades, estão sendo aguardados para ingressar na Pós-Graduação da UTFPR no ano de 2025.