Dycaels 2023

Publicado 11/6/2023, 4:24:55 PM, última modificação 11/6/2023, 4:29:56 PM
Evento internacional realizado no Campus Ponta Grossa reúne pesquisadores estrangeiros e brasileiros, incluindo estudiosos do setor produtivo.

O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é o palco do “International Dycaels 2023”. Evento que reúne pesquisadores estrangeiros e brasileiros, incluindo estudiosos do setor produtivo e que ocorre no formato hibrido, com participantes presenciais e online. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, (6), de novembro com a cerimônia de abertura, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e devem se estender durante toda a semana.  

Os trabalhos forma iniciados com a apresentação do professor Alexandre Reis Graeml, do Departamento de Informática (DAINF-CT), do Campus Curitiba, que tratou do tema “Transformação Digital como impulsionador da indústria 4.0”. O Dycaels 2023 engloba a realização da IV Conferência Sobre Dinâmica, Controle e Aplicações à Engenharia Aplicada e Ciências da Vida e do I Workshop De Dinâmica Não Linear, Produção De Energia, Fontes De Energia Renováveis, Transferência De Energia e Captação De Energia.

Segundo, Jose Manoel Balthazar, um dos organizadores do evento, o “International Dycaels 2023” foi retomado esse ano e está na sua quarta edição, sendo que a última edição ocorreu em 2019. Ele explica que essa é a primeira edição internacional do evento, que reuni pesquisadores de várias partes do globo, como Portugal, Itália e Índia, além instituições renomadas no Brasil.

O International Dycaels 2023 é uma atividade oficial das sociedades Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (ABCM) e International Federation for the Promotion of Mechanism and Machine Sciences (IFToMM).