Notícias
/
Ponta Grossa
/
Eleições estudantis

Eleições estudantis

Publicado 10/8/2020, 11:37:36 AM, última modificação 10/8/2020, 11:42:07 AM
Diretório Central e Centros Acadêmicos abrem inscrições para candidatura de novos representantes

Com o término do mandato do Diretório Central dos Estudantes e dos Centros Acadêmicos eleitos no ano de 2019, é chegada a hora da inscrição de novas chapas e de os estudantes exercerem seu poder de voto, para escolha de novos representantes para o ano de 2021.

Com apenas um edital e com comissão eleitoral também unificada, é aberto o período eleitoral para todas as entidades estudantis oficiais do câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, sendo elas:

  • Diretório Central dos Estudantes - DCE;
  • Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - CAEBB,
  • Centro Acadêmico de Engenharia de Produção - CAENP;
  • Centro Acadêmico de Engenharia Química - CAEQ;
  • Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica - CAEM;
  • Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica - CAEEL;
  • Centro Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas - CABIO;
  • Diretório Acadêmico de Computação – DACOMP.

Aqueles que têm interesse em participar ativamente das decisões tomadas no câmpus, como representantes dos estudantes do seu respectivo curso/área, e/ou ainda fazer parte do Diretório Central e representar todos os estudantes do câmpus, devem ler atentamente o edital (Regimento Eleitoral) e submeter sua inscrição conforme o modelo presente no final do documento, enviando a ficha preenchida para o link indicado.

Conforme o representante da Comissão Eleitoral para o pleito de 2020, “Um dos pontos mais importantes que os candidatos devem se atentar, é em relação às datas e as informações prestadas no edital, acompanhar as redes sociais do seu curso e do DCE é essencial, pois todas as informações estarão lá - inclusive os imprevistos”. A comissão ainda lembra que é necessário ter muita atenção com o preenchimento do formulário de inscrição, para que todas as informações sejam colocadas da forma correta e sem divergências.

Veja o cronograma de datas importantes para a eleição de representações estudantis (CAs e DCE) 2020:

  • 04 a 18 de outubro - inscrições das chapas
  • 25 de outubro a 23 de novembro - campanha eleitoral
  • 07 a 14 de novembro - debates
  • 24 a 29 de novembro - votações
  • até 29 de novembro - apuração dos votos
  • 12 de dezembro - posse dos novos eleitos

A Comissão Eleitoral salienta a importância da participação ativa neste momento, evidenciando que “As eleições diretas, tem como principal foco fazer a eleição dos novos dirigentes das eleições. Eles representarão os estudantes na  luta pelos direitos dos alunos, bem como para assegurar que ocorra o intermédio das coordenações de curso e/ou diretores do câmpus. As entidades buscam atender e representar os mesmos, seja internamente ou externamente na universidade”.

Entenda - o que é o DCE:

Utilizando uma definição da própria entidade na UTFPR PG, explicamos que o O Diretório Central dos Estudantes é uma entidade estudantil que tem por objetivo representar os estudantes de todos os cursos, nos diversos assuntos acadêmicos, lutando por representatividade, buscando proteger os direitos universitários de permanência estudantil, oferecendo meios para que os graduandos sejam integrados à comunidade universitária e se adaptem à vida acadêmica, além de auxiliar na comunicação dos alunos com professores e com a própria instituição.

Entenda - o que é o Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico é uma associação civil sem fins lucrativos, sem filiação político-partidária ou religiosa, livre e independente de órgão públicos ou governamentais e de prazo indeterminado de duração, que representa os estudantes do respectivo curso. Cada CA representa os estudantes de seu curso perante a comunidade acadêmica e sociedade, defendendo seus interesses e lutando pelo ensino público, gratuito, democrático e de qualidade (definição adaptada do CAEQ-PG).