Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Encontro de Química

Encontro de Química

Publicado 11/23/2022, 12:13:09 PM, última modificação 11/23/2022, 12:13:57 PM
O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO será o tema central do 28º Encontro de química da Região Sul – SBQ – Sul 2022.

Inicia nesta quarta-feira (23), o 28º Encontro de química da Região Sul – SBQ – Sul 2022, que neste ano será sediado na UTFRP Campus Ponta Grossa, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. A solenidade de abertura está programada para as 17h40, no Centro de Convivência. Na seqüência, a conferência de abertura com o tema ‘Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira: Qual o Legado desses 200 Anos de Independência?’, será conduzida pela Professora Vanderlan Bolzani, cientista premiada e Professora titular do Instituto de Química (IQAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

O evento já conta com 400 pessoas inscritas, iniciando às 13h horas com o credenciamento e entrega de material. Durante a tarde vários minicursos acontecem em diferentes espaços da universidade. O evento se estende até a próxima sexta-feira (25) de novembro. É a primeira vez que duas universidades organizam juntas a Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Regional Sul - SBQ-Sul, considerado um dos eventos mais importantes da pesquisa em Química do país. Os departamentos de Química da UTFPR Campus Ponta Grossa e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) trabalharam juntos para realizar o evento de forma presencial. 

Ponta Grossa foi sede deste encontro no ano de 2007 e a expectativa era recebê-lo novamente em 2021, mas por conta da pandemia, o cronograma precisou ser adiado. A nova data coincide com a escolha de 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, sendo esta razão para a escolha deste como tema central do evento, com o objetivo de discutir como a Química, bem como as demais ciências básicas diretamente em contato com ela, devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.