Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Estudantes do Campus Ponta Grossa realizam imersão na Petrobras

Estudantes do Campus Ponta Grossa realizam imersão na Petrobras

Publicado 3/26/2025, 3:37:35 PM, última modificação 3/26/2025, 3:37:46 PM
A experiência permitiu ao grupo acompanhar o dia a dia dos engenheiros da CENPES/NESIX e da mineradora PX Energy.

Um grupo de estudantes da Graduação em Engenharia Química e do Programa Institucional de Aceleração à Pós-Graduação (PAPOS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) do Campus Ponta Grossa , da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), teve a oportunidade de participar de uma imersão na Petrobras e na mineração de xisto entre os dias 10 e 14 de março. A experiência permitiu aos estudantes acompanhar o dia a dia dos engenheiros da CENPES/NESIX e da mineradora PX Energy. Durante a imersão, os participantes puderam conhecer de perto processos industriais e desafios do setor de pesquisa, energia e mineração, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.

O grupo visitou a NESIX, centro de referência da Petrobras em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de separação de fluidos e extração. Durante visitas guiadas às plantas piloto, os estudantes observaram equipamentos como vasos separadores, torres de destilação e permutadores de calor, essenciais para a eficiência das operações petrolíferas. Também foram apresentados aos protocolos rigorosos de segurança adotados pela Petrobras, incluindo sistemas de intertravamento e controle automático de segurança. O grupo também visitou a pedreira da Paraná Xisto, onde puderam acompanhar o processo de mineração do xisto desde a perfuração até o transporte e processamento do mineral.

A iniciativa foi organizada pelos professores Thiago Peixoto de Araújo e Juliana Abreu Pietrobelli (PPGEQ). A ideia surgiu após uma palestra da Petrobras durante a Semana Acadêmica de Engenharia Química (SAEQ), quando os alunos demonstraram grande interesse no tema. Inicialmente, quatro estudantes foram sorteados para participar, mas, devido à disponibilidade da Petrobras, o número foi ampliado para oito alunos. O transporte dos estudantes foi custeado pelo Campus Ponta Grossa , e durante a semana eles ficaram sob supervisão dos engenheiros da Petrobras.

Entre os participantes estavam os estudantes da graduação Amanda Renata Moreira, Isis Fernandes do Carmo, Ruan Vittore Rossetim, Elaine Trojan de Paula e Joana Bellei Ghisleri. Pela pós-graduação, participaram João Victor Wenc Hack, Ramon Jesse Santos Dias e Caio Machado de Mendonça Azevedo.

Para os estudantes Essa imersão foi além de uma visita técnica.  “Foi uma verdadeira aula prática sobre o funcionamento da indústria de petróleo, gás e mineração. Saímos dessa experiência com um olhar renovado sobre a complexidade e a importância desses setores, mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para a evolução da indústria brasileira”, destacaram os participantes. 

A visita técnica proporcionou uma vivência prática valiosa sobre a indústria de petróleo, gás e mineração, contribuindo para a formação profissional dos alunos e para o fortalecimento das parcerias entre a UTFPR e a Petrobras.

Reportar erro