Etapa Nacional

Adrenalina, emoção e muito trabalho em equipe movimentaram o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março, onde ocorreu a 26º Competição Baja SAE Brasil 2020 - Etapa Nacional. Foram 78 equipes disputando durante os cinco dias de evento, dentre elas a Baja Gralha Azul - representando a UTFPR Ponta Grossa .
Nesta 26ª edição a competição contou com cinco dias, sendo que o primeiro (11) foi reservado para credenciamento e abertura oficial; durante o segundo dia foram realizadas as inspeções técnicas dos veículos, avaliação de segurança e projetos dinâmicos; já no terceiro dia (13) aconteceram as apresentações de projetos. As provas de aceleração e retomada; tração; manobralidade; suspensão; super prime e design ocorreram no terceiro dia de atividades (14). Para o último dia (15), a partir das 10h foi realizado o enduro, e ao final da tarde a premiação.
De acordo com a equipe, foram muitos meses dedicados à preparação do veículo, desde o último ano, “mas os resultados esportivos ficaram em segundo plano. Primeiramente para nós, o que conta é a nossa evolução pessoal e principalmente o crescimento do projeto. A cada competição amadurecemos. Isso é resultado de nosso trabalho duro, pensado e executado de forma coletiva”.
A Competição Baja SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, em inglês) iniciou na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1976, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Para participar da Competição, os estudantes devem projetar e construir um protótipo visando à produção em escala industrial. A primeira competição no Brasil ocorreu em 1995, em Interlagos (SP), com 8 equipes participantes.
O que é um carro Baja?
O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.
Na UTFPR estes carros são construídos pela equipe Baja Gralha Azul, formado por estudantes dos cursos de engenharia do câmpus Ponta Grossa , que tem como missão aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação em engenharia para planejar, desenvolver, produzir e competir com veículos off-road, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes.
Atualmente, junto ao professor orientador, Roger Navarro Verastegui, fazem parte do projeto 20 estudantes:
Alain Bueno Scardazan - Engenharia Mecânica
Ana Flávia Reksua - Engenharia Química
Anyele Seifert - Engenharia Elétrica
Eduardo José Zdepski - Engenharia Mecânica
Edward Robin Leffers - Engenharia Mecânica
Gabriel Soave Taver - Engenharia Mecânica
Gabriel Trelha Valério - Engenharia Mecânica
Gilmar Telles de Araújo - Engenharia Mecânica
Gustavo Nocêra - Engenharia Mecânica
Gustavo Trelha Valério - Engenharia Mecânica
João Henrique Sasse - Engenharia Elétrica
João Pedro Los - Engenharia Mecânica
João Vitor Soares Ferreira - Engenharia Mecânica
Mariana Lopes Camilo - Engenharia Mecânica
Matheus Alves Sobrinho - Engenharia Mecânica
Norton Tessaroli Dezonet - Engenharia Elétrica
Patrick Bueno Santiago - Engenharia Mecânica
Pedro Augusto Miranda Gonçalves - Engenharia Mecânica
Pietra Bianca Pires - Engenharia Química
Vitor Santana Frizon - Engenharia Mecânica