Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Exposição ‘Olhares de Bianchi’ chega à UTFPR

Exposição ‘Olhares de Bianchi’ chega à UTFPR

Publicado 5/2/2024, 10:01:43 AM, última modificação 5/2/2024, 10:04:23 AM
A mostra está montada no corredor do Bloco L e fica disponível pra visitação até a próxima segunda-feira, 06 de maio.

A exposição itinerante ‘Olhares de Bianchi’ está aberta para visitação no Campus Ponta Grossa , da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). As fotografias, que também estão disponíveis no acervo digital do Museu Cenas, retratam a multiplicidade de temas presentes no acervo da Família Bianchi, trazendo ao público imagens do acervo particular e profissional do fotógrafo. A mostra está montada no corredor do Bloco L e fica disponível pra visitação até a próxima segunda-feira, 06 de maio.

“A exposição proporciona um mergulho em diferentes épocas e momentos da vida social, cultural e política de Ponta Grossa , convidando-nos a refletir sobre as transformações pelas quais a cidade passou. A mostra é um convite para a comunidade acadêmica da UTFPR se conectar com a história local, refletir sobre a importância da memória e da fotografia como ferramentas de conhecimento e contribuir para a construção de uma identidade coletiva mais rica e consciente”, conta Fabiane Ferreira, responsável pela Comissão de Cultura da UTFPR Ponta Grossa .

A itinerância começou no início do mês de abril na Central de Salas do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Depois, a exposição ficou aberta ao público no Cine-Teatro Ópera, para onde retorna no mês de maio. Entre as centenas de visitantes, esteve a Secretária de Estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e o Secretário Municipal de Cultura de Ponta Grossa , Alberto Portugal.

Segundo Rafaela Prestes, responsável pela curadoria da exposição, é importante ter essas imagens em locais públicos e também universitários porque permite a disseminação de um material rico e importante para a cidade. “A exposição permite que estudantes, pesquisadores e público em geral conheçam a história da cidade através dos registros daquilo que mais importa: sua população. As imagens, que se dividem em acervo profissional e particular, demonstram que o fotógrafo buscava registrar cenas que o interessasse e que marcavam um momento”, comenta. Um exemplo disso são as fotografias do vagão de trem tombado, disponível aqui.

‘Olhares de Bianchi’ é composto por 26 fotografias e busca proporcionar uma imersão narrativa histórica e cotidiana, que reflete a diversidade artística e estética da época. O objetivo, além de tornar as fotos acessíveis, é provocar uma reflexão sobre o que está acontecendo nelas e a história que elas carregam. As imagens foram digitalizadas e catalogadas pela historiadora Vitória Gabriela de Oliveira.

‘Olhares de Bianchi’ é parte do projeto Digitalização e Exposição, do Fundo Foto Bianchi (FFB), aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), política pública da Prefeitura de Ponta Grossa , Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, com patrocínio da Sicredi. O projeto digitalizou e catalogou 1.000 negativos em chapas de vidro, disponibilizados de forma gratuita e pública no site. Para acessar clique aqui.

Reportar erro