Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Exposição ‘Olhares de Bianchi’ chega à UTFPR

Exposição ‘Olhares de Bianchi’ chega à UTFPR

Publicado 5/2/2024, 10:01:43 AM, última modificação 5/2/2024, 10:04:23 AM
A mostra está montada no corredor do Bloco L e fica disponível pra visitação até a próxima segunda-feira, 06 de maio.

A exposição itinerante ‘Olhares de Bianchi’ está aberta para visitação no Campus Ponta Grossa, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). As fotografias, que também estão disponíveis no acervo digital do Museu Cenas, retratam a multiplicidade de temas presentes no acervo da Família Bianchi, trazendo ao público imagens do acervo particular e profissional do fotógrafo. A mostra está montada no corredor do Bloco L e fica disponível pra visitação até a próxima segunda-feira, 06 de maio.

“A exposição proporciona um mergulho em diferentes épocas e momentos da vida social, cultural e política de Ponta Grossa, convidando-nos a refletir sobre as transformações pelas quais a cidade passou. A mostra é um convite para a comunidade acadêmica da UTFPR se conectar com a história local, refletir sobre a importância da memória e da fotografia como ferramentas de conhecimento e contribuir para a construção de uma identidade coletiva mais rica e consciente”, conta Fabiane Ferreira, responsável pela Comissão de Cultura da UTFPR Ponta Grossa.

A itinerância começou no início do mês de abril na Central de Salas do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Depois, a exposição ficou aberta ao público no Cine-Teatro Ópera, para onde retorna no mês de maio. Entre as centenas de visitantes, esteve a Secretária de Estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e o Secretário Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal.

Segundo Rafaela Prestes, responsável pela curadoria da exposição, é importante ter essas imagens em locais públicos e também universitários porque permite a disseminação de um material rico e importante para a cidade. “A exposição permite que estudantes, pesquisadores e público em geral conheçam a história da cidade através dos registros daquilo que mais importa: sua população. As imagens, que se dividem em acervo profissional e particular, demonstram que o fotógrafo buscava registrar cenas que o interessasse e que marcavam um momento”, comenta. Um exemplo disso são as fotografias do vagão de trem tombado, disponível aqui.

‘Olhares de Bianchi’ é composto por 26 fotografias e busca proporcionar uma imersão narrativa histórica e cotidiana, que reflete a diversidade artística e estética da época. O objetivo, além de tornar as fotos acessíveis, é provocar uma reflexão sobre o que está acontecendo nelas e a história que elas carregam. As imagens foram digitalizadas e catalogadas pela historiadora Vitória Gabriela de Oliveira.

‘Olhares de Bianchi’ é parte do projeto Digitalização e Exposição, do Fundo Foto Bianchi (FFB), aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), política pública da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, com patrocínio da Sicredi. O projeto digitalizou e catalogou 1.000 negativos em chapas de vidro, disponibilizados de forma gratuita e pública no site. Para acessar clique aqui.

Reportar erro