Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Fatos e história

Fatos e história

Publicado 6/16/2023, 4:00:20 PM, última modificação 6/20/2023, 5:04:19 PM
No quarto episódio do especial 30 anos os servidores convidados dividiram um pouco da suas conquistas, desafios e trajetórias na universidade.

O quarto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa , da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresenta a história de dois servidores que vivenciara momentos importantes da instituição. Durante as entrevistas feitas com os professores Antonio Augusto De Paula Xavier e Luiz Alberto Pilatti nossos convidados dividiram um pouco da suas histórias, falando sobre suas conquistas, desafios e trajetórias na instituição. Esse episódio foi conduzido pelos acadêmicos David Leonardo Gonçalves Faria e Mariana Stock Quandt.

O professor Antonio Augusto De Paula Xavier destacou seus 30 anos de trabalho na UTFPR. Engenheiro Civil, natural da cidade de Apucarana , ingressou na universidade no ano de 1993, em Pato Branco e há 17 anos atua no Campus Ponta Grossa , onde foi Diretor de Pós-Graduação, por quatro anos, e atuou como Diretor-Geral por dois mandatos.

Formado em Educação Física, mesma área em que conclui seu doutorado e Mestre em Educação, o professor Luiz Aberto Pilatti, ingressou no Campus Ponta Grossa , quando esse espaço ainda abrigava o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), no ano de 1995. Com diversas passagens pelos cargos de gestão da UTFPR, foi diretor-geral do campus, entre 2004 e 2008, vice-reitor entre os anos de 2012 e 2016. Assumiu a Reitoria da UTFPR, no ano de 2016, e foi o primeiro professor de um campus do interior a conquistar o cargo.

A comemoração dos 30 anos foi comparada ao nascimento de um filho pelo professor Xavier. Ele lembra o início com os cursos técnicos e toda a superação, até a chegada aos dias atuais, com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. “Um marco extremamente importante, porque todo aquele esforço que nós fizemos, nós vimos que ele germinou. A UTFPR consolida-se cada vez mais como uma instituição de excelência e (...) para nós representa muito.”

O prof. Pilatte relembrou o início da história, quando nas instalações do antigo Seminário Redentorista ainda funciona o CEFET, que ganhou notoriedade em função da qualidade do ensino técnico ofertado e a transformação que culminou na criação da 1º Universidade Tecnológica Federal do país. Ele também salientou momentos importantes do Campus Ponta Grossa , como a oferta do primeiro curso de mestrado fora de sede no Brasil, o fortalecimento dos cursos de pós-graduação e a consolidação da universidade, com a implantação dos cursos de engenharia.

Essa conversa ainda abordou inúmeros outros tópicos como os diferenciais que uma universidade tecnológica traz no seu funcionamento e o relacionamento dessa instituição com a sociedade e o mercado de trabalho. Os professores falaram ainda sobre o inicio dos Programas de Dupla Diplomação no campus e a internacionalização da instituição.

Quer saber mais sobre os detalhes dessa história?  Clique aqui e acompanhe na integra o quarto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa , uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).

Reportar erro