Ponta Grossa
Inclusão & Parceria

Publicado 8/28/2023, 4:31:04 PM, última modificação 8/28/2023, 4:33:39 PM
Alunos ASSARTE visitam o Campus Ponta Grossa em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu, nesta segunda-feira (28) de agosto, a vista dos alunos da Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (ASSARTE). A ação, organizada em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, teve como objetivo fazer a integração desse público com o ambiente universitário.

Os visitantes foram recebidos no Auditório Central, localizado no Bloco C, onde receberam as boas-vindas e participaram de atividades lúdicas. Depois participaram de um tour para conhecer a universidade. Um dos ambientes visitados foi a capela, espaço que remonta do antigo Seminário Redentorista e que é preservado pela UTFPR-PG.

Noeli Pinto, Coordenadora pedagógica da ASSARTE, destaca a importância dessa interação com a universidade. Ela conta que muitos deles queriam conhecer a instituição, mas, apenas um pequeno grupo teve essa oportunidade, em uma ação realizada em 2019, e que agora foi possível trazer os 108 alunos que atualmente são atendidos pela instituição. A coordenadora também destacou a parceria com a UTPFR-PG, realizada através do Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Artificial (LESIC), que além de projetos através da criação de jogos e aplicativos, ainda auxilia a instituição com a realização de campanhas solidárias para a arrecadação de produtos de higiene.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 28 de Agosto, foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017. A iniciativa visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre o tema.