Página Inicial
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Movimento Empresa Junior

Movimento Empresa Junior

Publicado 7/30/2018, 8:33:22 AM, última modificação 7/30/2018, 8:33:26 AM

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC — L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) na França, com o intuito de desenvolver habilidades práticas de mercado nos seus membros, exclusivamente graduandos, e oferecer soluções de qualidade e a um preço acessível.

Com a popularização do movimento, em 1988, foram fundadas as primeiras Empresas Juniores (EJs) brasileiras: EJFGV, Poli Júnior e UFBA Jr. Desde então, o MEJ vem crescendo dentro do Brasil. Segundo dados da Brasil Júnior (Federação Nacional das Empresas Juniores), são 25 federações estaduais, mais de 600 empresas juniores, 20 mil empresários juniores e 11 mil projetos por ano. Tais dados são estimativas, uma vez que podem existir empresas juniores não cadastradas no sistema.

Na UTFPR – PG, existem quatro EJs já em funcionamento e uma em processo de fundação. As quatro existentes são: Solumax, formada por acadêmicos de Engenharia de Produção; Vulcano - Engenharia Mecânica; Quanttum - Engenharia Química e a Protut - Engenharia Elétrica. A EJ referente ao curso de Ciência da Computação, encontra-se em processo de fundação.

A Solumax, atua nas áreas de Operações e Processos, Qualidade, Diretrizes Estratégicas, Gestão Econômico Financeira e Gestão do Capital Humano.  Já tendo realizado diversos projetos, dentro os quais destaca-se uma Análise de Viabilidade Econômico Financeira para um grande grupo de empresas de Ponta Grossa.

Vulcano apresenta em seu portfólio diversos serviços, sendo os principais: Projetos de Impressora 3D, Ensaios Mecânicos e Cursos e Capacitações. Dos projetos realizados pela referida EJ, são destaque: o desenvolvimento de uma mesa reclinável para a uma grande metalúrgica da região e a criação de um alicate de corte para uma empresa da área de tecnologia na construção civil. 

A Quanttum por sua vez atua nas áreas de Análise em Laboratório, Gestão Ambiental, Gestão de Processos, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. Entre os projetos, é dado destaque para o desenvolvimento de uma nova fórmula de sabonete líquido para uma empresa de Ponta Grossa.

A Protut Engenharia Elétrica atua no setor de capacitação e prestação de serviços em Engenharia Elétrica e Eletrônica buscando soluções tecnológicas para micro e pequenas empresas e criando produtos específicos para melhorar o aproveitamento do tempo em atividades residenciais e industriais.