Nota oficial sobre projeto de Lei 339/2021
A gestão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa vem, por meio desta nota, manifestar preocupação em relação ao Projeto de Lei 339/2021, que altera a Lei 6.801/2001 e promove o cancelamento dos investimentos públicos na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), responsável pela gestão da emissora pública TV Educativa de Ponta Grossa, bem como transfere os servidores e comissionados da Fundação para o quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal.
A TV Educativa de Ponta Grossa há 21 anos desenvolve seu papel de divulgação de informações de interesse público, visando o bem comum à população de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. A emissora compartilha, além da programação da TV Cultura, também conteúdo regional, educativo e com relevância popular local.
Exemplo disso foi o protagonismo no auxílio à transmissão das aulas virtuais para a rede municipal de educação durante o período de isolamento social, motivado pela pandemia de Covid-19 no Brasil.
A UTFPR possui duas cadeiras no Conselho da Funepo, sendo representada pelas professoras Silvia Gaia e Natália de Lima Bueno Birk e vem, junto aos demais conselheiros e conselheiras da Funepo, manifestar preocupação com os efeitos culturais e sociais à cidade, que a aprovação da supracitada lei pode vir a provocar. Assim, este posicionamento público é destinado à tentativa de sensibilização dos Vereadores e da Prefeitura Municipal para que reflitam sobre as consequências que tal ação manifestada pela proposta do projeto de lei pode causar à cidade.
Abel Dionizio Azeredo
Diretor-Geral da UTFPR-PG