Obra Inaugurada

Publicado 11/23/2023, 3:07:03 PM, última modificação 11/23/2023, 3:08:52 PM
Foram investidos R$ 525.850,00 para garantir a ligação da rede interna de esgoto do campus Ponta Grossa à rede da Sanepar.

Já está em funcionamento o Coletor UTFPR implantado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A obra beneficia diretamente o Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e foi inaugurada pelo Reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho e o Diretor Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dionízio Azeredo, nesta quinta-feira (23) no Auditório Central, do bloco C. O Gerente Comercial da Sanepar, Valdinei Lopes, que responde pela Região Sudoeste,   também marcou presença na cerimônia, tomando parte na mesa dos trabalhos.

Foram investidos R$ 525.850,00 para garantir a ligação da rede interna de esgoto do campus à rede da Sanepar, que está em funcionamento desde a sexta-feira, 20 de novembro. O Diretor-geral do Campus explica que está obra tem importância ambiental e vai garantir o bom funcionamento da rede interna do campus, obra que já está concluída desde 2022. Ele comenta que a rede externa de esgoto é uma obra de extrema importante, sendo necessária para a obtenção da licença ambiental, o que contribui para uma gestão cada vez mais eficaz e comprometida do campus.  

A implantação da rede de esgoto é requisito para o processo de licenciamento ambiental da UTFPR junto ao órgão regulador competente. De acordo com o Departamento de Projetos e Obras (DEPRO-PG) com o sistema em funcionamento será dado prosseguimento ao processo de aprovação, garantindo a conformidade com as regulamentações ambientais. 

 Segundo a Engenheira Civil, Fernanda Aparecida Henneberg, servidora do Campus Ponta Grossa, que atua junto ao DEPRO-PG, a rede de esgoto é ambientalmente mais correta que as fossas sépticas e sumidouros, porque contribui para a redução da poluição, a preservação dos lençóis freáticos e a proteção das fontes de água subterrânea.  Ela explica que rede de esgoto elimina a necessidade de manutenção frequente das fossas sépticas, economizando tempo e recursos. 

A Engenheira do Campus Ponta Grossa, lembra o empenho de todos os servidores que atuam no DEPRO-PG, para a realização da obra interna, que foi acompanhada em todas as fases pelo departamento. De forma especial Fernanda ressalta o empenho, o compromisso e a dedicação do servidor, Antonio Carlos Lamp (in memoriam), que atuou como responsável pelo Departamento de Projetos e Obras (DEPRO-PG). “O reconhecimento do seu trabalho na liderança e na coordenação do projeto executivo e na fiscalização de toda a obra é fundamental para honrar a sua memória e destacar o seu importante papel na concretização”, afirma.

As obras da rede externa foram realizadas pela Sanepar, responsável pela condução e fiscalização dos serviços.