Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Olimpíada de Informática

Olimpíada de Informática

Publicado 6/14/2023, 1:41:44 PM, última modificação 6/14/2023, 1:49:54 PM
Campus Ponta Grossa comemora os bons resultados com três alunos classificados para Etapa Estadual da competição

Estudantes do Campus Ponta Grossa participam da OBI 2023.

O Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) marca presença na 25a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2023). A universidade comemora os bons resultados com três alunos classificados para Etapa Estadual da competição, que ocorrerá em 15 de agosto de 2023. Os estudantes classificados para seguir representando o campus na competição são Arthur Baldoqui Bergamo,  Claudiney Gustavo Rodrigues dos Santos e Thomas Yoshihiro Kofuji.  

As professoras Simone Aires e Sheila Moraes de Almeida, responsáveis por acompanhar os estudantes na competição, explicam que a OBI 2023 é organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. A olimpíada é dividida em duas modalidades, que são subdividas em dois níveis. Os alunos do primeiro ano da UTFPR participam na modalidade Programação - Nível Sênior.

Em todas as modalidades e níveis, os alunos competem individualmente.  A OBI 2023 é realizada em 3 fases, local, estadual e nacional. Na Fase 1, que é a etapa local, são selecionados os 15% melhores competidores de cada escola e os 5% melhores do país. Essa primeira etapa foi realizada no dia 03 de junho e o Campus Ponta Grossa contou com a representação de doze estudantes.

Segundo as professoras responsáveis por acompanhar os estudantes na competição os três acadêmicos, que se classificaram para a disputa estadual, estão entre os  32,1% melhores do país no nível sênior. Elas destacam a atuação dos representantes do campus e parabenizam os competidores por seu desempenho.