Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Portas Abertas

Portas Abertas

Publicado 9/20/2023, 3:08:22 PM, última modificação 9/20/2023, 3:20:32 PM
Em sua segunda Edição o evento contou com uma programação multidisciplinar e atividades interativas.

O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, realizou na manhã de terça-feira, (19), o “II Portas Abertas”, com o objetivo de receber e estreitar laços com a comunidade. Mais de 1052 estudantes e professores de escolas públicas e privadas confirmaram a inscrição no evento.

A ação contou com uma programação multidisciplinar e atividades interativas. Durante o II Portas Abertas os estudantes realizaram visitas guiadas aos diversos espaços da instituição. A Professora de Literatura e Gramática, do Colégio Integração, Taiane Freitas, avaliou positivamente a visita como uma oportunidade para que os estudantes possam se ambientar a universidade e destacou a receptividade dos diversos espaços e projetos visitados. Ela conta que os alunos fizeram anotações sobre os cursos e acredita que devem levar em conta as informações repassadas durante o evento para a escolha da área de formação.

Durante a visita estudantes de escolas públicas e particulares de Ponta Grossa e região puderam conhecer a instituição e saber mais sobre os cursos ofertados. Os diversos programas desenvolvidos na UTFPR-PG e toda a estrutura da instituição ficaram disponíveis para visitação o que incluiu laboratórios, auditórios, salas de aula e a biblioteca. Benny Otávio da Silva, estudante do Colégio Estadual de Castrolanda, do município de Castro, disse estar sem palavras depois da visita e afirmou ser essa uma oportunidade para pensar sobre as escolhas que terá que fazer quando concluir o ensino médio. “Estar aqui foi muito bom. A visita me fez abrir os olhos sobre o que fazer no futuro”, disse.

Para Yhane Muniz Farago, aluna do Colégio integração a visita foi bastante proveitosa. A estudante destaca que a visita abre outras possibilidades para o futuro e apresentou uma visão diferente da que está habituada. “Agora o que eu vou tentar é Engenharia Química, eu gostei muito do modo como eles trabalham, do modo como eles aprendem e dos conteúdos que são abordados, é muito interessante”, comenta.

Um dos diferenciais é que nesse ano o II Portas Abertas integra a Semana de Empreendedorismo e Inovação (INOVAWEEK), que segue com outras atividades da programação até sexta-feira (22) de setembro. O Portas Abertas é um evento de extensão realizado em parceria entre a Diretoria de Graduação (DIRGRAD-PG) e a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PG) e tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no campus para a comunidade externa.