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Projeto Desenvolvido no Campus Ponta Grossa integra Computação e Robótica nas escolas

Projeto Desenvolvido no Campus Ponta Grossa integra Computação e Robótica nas escolas

Publicado 7/18/2024, 8:47:07 AM, última modificação 7/18/2024, 8:47:55 AM
A 3° edição da série de reportagens da ASCOM “Ciência&Ação”, apresenta o Projeto de Arduíno e Robótica no Ensino Médio e Ensino Técnico.

O início deste projeto aconteceu a partir da criação do Laboratório de Robótica IOT. A parceria entre o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-PG) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) financiou o laboratório para elaboração de projetos que sejam ministrado pelos discentes do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para estudantes do ensino médio e ensino técnico.

Participam desta ação quatro professores, Frederic Conrad Janzen, Jeferson Lima, ambos do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE-PG), Itamar Iliuk e Erickson Freitas do DAINF-PG. O projeto foi contemplado pelo Edital da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) com duas bolsas de extensão para estudantes. Além disso, participam outros seis estudantes de graduação e dois mestrandos, como voluntários. 

O projeto é multidisciplinar, atingindo disciplinas de IOT, programação, circuitos digitais, e robótica. A professora coordenadora do projeto, Itamar Iliuk afirma “Essas disciplinas se complementam dentro do curso e o laboratório permite executar a teoria na prática”.  

Para Iliuk, o trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Ela conta que a extensão e pesquisa fazem com que os acadêmicos desenvolvam esse tipo de cooperatividade, se preparando para a inserção no mercado de trabalho. “As empresas procuram pessoas capazes e dinâmicas de operar em vários grupos, inseridos numa diversidade”, aponta. 

Gabriel Castello Branco, acadêmico do curso de Ciência da Computação e bolsista do projeto, descreve sobre as oportunidades desta ação. “Estamos sempre nos desafiando e aprendendo com esses desafios. Aqui, temos a chance de explorar uma nova tecnologia e trabalhar com sensores diferentes”. 

De acordo com Iliuk, a utilização de redes neurais embarcadas na Inteligência Artificial possibilita a criação de sistemas identificadores. No laboratório, já foram desenvolvidos sistemas para identificar ferramentas da bancada de oficinas e remédios. “Quando a gente corta o comprimido da cartela e não sabe qual remédio era. Esse sistema consegue identificar” exemplifica. 

Além disso, em parceria com o Projeto Pandora, a professora menciona que os estudantes estão desenvolvendo um sistema que monitora a quantidade de ração dos comedouros dos cachorros do Campus. “Com esse projeto podemos acompanhar o consumo de ração e quando será preciso reabastecer, assim que estiver acabando.” complementa Iliuk.

Funcionamento do Projeto:

Boa Notícia: 

Esse projeto demonstra o quanto o desenvolvimento de novas tecnologias impactam na sociedade. Através da combinação dos estudos de robótica e inteligência artificial, o Laboratório IOT explora as diversas possibilidades de criação dos envolvidos. 

O Projeto de Arduíno e Robótica no Ensino Médio e Ensino Técnico dá continuação à série de reportagens “Ciência & Ação” da ASCOM-PG. Buscamos trazer informações sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na nossa universidade e valorizar o relacionamento com a nossa cidade, nossa região e a sociedade na qual estamos inseridos.

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