Projeto Desenvolvido no Campus Ponta Grossa integra Computação e Robótica nas escolas
O início deste projeto aconteceu a partir da criação do Laboratório de Robótica IOT. A parceria entre o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-PG) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) financiou o laboratório para elaboração de projetos que sejam ministrado pelos discentes do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para estudantes do ensino médio e ensino técnico.
Participam desta ação quatro professores, Frederic Conrad Janzen, Jeferson Lima, ambos do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE-PG), Itamar Iliuk e Erickson Freitas do DAINF-PG. O projeto foi contemplado pelo Edital da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) com duas bolsas de extensão para estudantes. Além disso, participam outros seis estudantes de graduação e dois mestrandos, como voluntários.
O projeto é multidisciplinar, atingindo disciplinas de IOT, programação, circuitos digitais, e robótica. A professora coordenadora do projeto, Itamar Iliuk afirma “Essas disciplinas se complementam dentro do curso e o laboratório permite executar a teoria na prática”.
Para Iliuk, o trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Ela conta que a extensão e pesquisa fazem com que os acadêmicos desenvolvam esse tipo de cooperatividade, se preparando para a inserção no mercado de trabalho. “As empresas procuram pessoas capazes e dinâmicas de operar em vários grupos, inseridos numa diversidade”, aponta.
Gabriel Castello Branco, acadêmico do curso de Ciência da Computação e bolsista do projeto, descreve sobre as oportunidades desta ação. “Estamos sempre nos desafiando e aprendendo com esses desafios. Aqui, temos a chance de explorar uma nova tecnologia e trabalhar com sensores diferentes”.
De acordo com Iliuk, a utilização de redes neurais embarcadas na Inteligência Artificial possibilita a criação de sistemas identificadores. No laboratório, já foram desenvolvidos sistemas para identificar ferramentas da bancada de oficinas e remédios. “Quando a gente corta o comprimido da cartela e não sabe qual remédio era. Esse sistema consegue identificar” exemplifica.
Além disso, em parceria com o Projeto Pandora, a professora menciona que os estudantes estão desenvolvendo um sistema que monitora a quantidade de ração dos comedouros dos cachorros do Campus. “Com esse projeto podemos acompanhar o consumo de ração e quando será preciso reabastecer, assim que estiver acabando.” complementa Iliuk.
Funcionamento do Projeto:
Boa Notícia:
Esse projeto demonstra o quanto o desenvolvimento de novas tecnologias impactam na sociedade. Através da combinação dos estudos de robótica e inteligência artificial, o Laboratório IOT explora as diversas possibilidades de criação dos envolvidos.
O Projeto de Arduíno e Robótica no Ensino Médio e Ensino Técnico dá continuação à série de reportagens “Ciência & Ação” da ASCOM-PG. Buscamos trazer informações sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na nossa universidade e valorizar o relacionamento com a nossa cidade, nossa região e a sociedade na qual estamos inseridos.