Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Vestibular UTFPR

Vestibular UTFPR

Publicado 4/26/2023, 1:10:43 PM, última modificação 4/26/2023, 1:17:56 PM
Candidatos têm até o dia 9 de maio para realizar sua inscrição no vestibular de inverno 2023 via Portal do candidato, a prova ocorre no dia 4 de junho.

Willian Celso Zarpellon (instagram oficial - @asasnoardrone)

As inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Candidato até o dia 9 de maio de 2023. A taxa de inscrição será de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado até o dia 10 de maio de 2023, observado o horário de atendimento bancário.

No ato da inscrição o candidato poderá se inscrever em dois cursos distintos, um em primeira e o outro em segunda opção. Para cada uma das opções o candidato deverá optar por somente um curso e somente um campus da UTFPR. Ao se inscrever o estudante também terá que decidir qual prova de língua estrangeira moderna irá prestar, escolhendo entre inglês e espanhol, e optar por uma cidade para a realização da prova. A UTFPR destaca que haverá locais de prova nas 13 cidades onde a universidade está sediada.

Como pelo menos metade das vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas, outra escolha do candidato é qual categoria de concorrência irá escolher. De acordo com o Edital existem três categorias: Ampla concorrência, Cotas e candidato treineiro. Os candidatos que optarem pela concorrência na condição de Cotista deverão, necessariamente, indicar uma das seis categorias descritas no Edital.

De acordo com o edital do Vestibular de Inverno 2023, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h e com um total de cinco horas de duração.

Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

Segundo o cronograma previsto no edital, o gabarito provisório das questões objetivas será publicado no dia 7 de junho, com período para recurso de 8 a 9 de junho. As respostas dos recursos serão disponibilizadas em 14 de junho e, no mesmo dia, será publicado o gabarito definitivo. Já em relação à redação, a UTFPR irá disponibilizar vistas da prova e as respectivas médias de 4 a 6 de julho. Os recursos poderão ser apresentados nos dias 5 e 6. As notas definitivas ficarão disponíveis a partir de 14 de julho, no mesmo dia da publicação das decisões sobre os recursos.