Workshop debate “Dinâmica, Controle e Aplicações em Engenharias”.
O Primeiro Workshop de Dinâmica, Controle e Aplicações em Engenharias, sediado pelo Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), termina nesta quinta-feira (20). O evento reuniu estudiosos da Faculdade de Engenharia e Ciências (FEG), campus de Guaratinguetá (UNESP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bem como estudantes e professores do campus anfitrião e do campus Curitiba da UTFPR.
O idealizador do evento professor Dr. José Manoel Balthazar, destaca que objetivo do workshop foi realizar a divulgação das pesquisas dos grupos que trabalham com dinâmica não linear e controle. “Esse é o objetivo, a divulgação de fenômenos não lineares. A maioria dos fenômenos são não lineares, mas tradicionalmente os pesquisadores optam por estudar os lineares e o nosso objetivo é estudar justamente os não lineares. Essa é a diferença do nosso evento para outros”, explica.
Segundo Balthazar essa ação tem como foco principalmente a engenharia e suas aplicações. O professor salienta que os trabalhos e estudos feitos nessa área e apresentados durante o workshop têm aplicações na Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica, entre outras.
O Primeiro Workshop de Dinâmica, Controle e Aplicações em Engenharias foi realizado de forma online e presencial. Também participaram da organização do evento os professores Jeferson Lima e Angelo Marcelo Tusset.
Inauguração
Durante o evento, na tarde de quarta-feira (19), o Diretor Geral do Campus, Abel Dionizio Azeredo, e o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Augusto Lourençato, participaram da inauguração do Laboratório de Dinâmica Não Linear, Controle e Caos (LDNCC). O professor Balthazar relata que atualmente o laboratório conta apenas com o espaço físico, e que o próximo passo é realizar a aquisição dos equipamentos. “Nós já temos o material humano. Aqui do campus vários professores fazem parte do nosso grupo de estudos, são em torno de sete, além de estudantes do mestrado e de iniciação científica”, completa.