Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
A Revolução da Sustentabilidade na Lavoura de Soja

A Revolução da Sustentabilidade na Lavoura de Soja

Publicado 1/11/2023, 10:28:39 AM, última modificação 1/11/2023, 10:40:39 AM
Palestra com o Prof. Alencar Zanon mostrou que é possível aumentar a produtividade tendo o mínimo de impacto ambiental.

Na última terça-feira, dia 10 de janeiro, às 19h30, aconteceu no Auditório Fechado do Campus Santa Helena a palestra Soybean Money Maker: Uma lavoura de soja lucrativa e sustentável.

Tendo como moderador o Prof. Daniel Debona, do curso de Agronomia da UTFPR Campus Santa Helena, o evento contou com o palestrante Alencar Zanon, professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O Prof. Alencar também integra a Equipe Field Crops, uma equipe multiinstucional de pesquisa e extensão em soja, milho, arroz, trigo e plantas de cobertura visando o lucro do produtor. A Equipe FieldCrops desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão dentro da lavoura do produtor atendendo demandas locais, mas com impacto e foco na sustentabilidade global, atendendo aos Sustainable Development Goals (SDGs) e a agenda 2030 da ONU.

Na abertura, o Prof. Daniel Debona agradeceu a presença de representantes das empresas parceiras, além de produtores da região e alunos que compunham o público de cerca de 50 pessoas que prestigiou o evento. Finalizou sua fala com uma frase para inspirar os presentes: "de longe, o maior prêmio que a vida tem a oferecer é a oportunidade de trabalhar duro".

Durante sua fala, o Prof. Alencar apresentou dados das pesquisas realizadas pela Equipe FieldCrops que demonstram que é possível aumentar a produtividade das lavouras de soja tendo o mínimo de impacto ambiental. "Nós nunca tivemos um período tão curto de tempo para aumentar tanto a produção de alimentos", ressaltou.

Segundo o professor, o ponto de equilíbrio está em produzir entre 70 e 85% do potencial máximo de uma lavoura de soja. Nesse ponto, há o máximo lucro com menor impacto ambiental.

Soybean Money Maker

O Campeonato Soybean Money Maker, idealizado pela Equipe FieldCrops é um projeto sem fins lucrativos, criado para definir indicadores e parâmetros para produzir soja de maneira cada vez mais sustentável.

As informações de cada lavoura participante são processadas durante a safra, gerando parâmetros e indicadores financeiros, sociais e ambientais. Ao final, é gerado um índice de sustentabilidade com critérios técnico-científicos.

A 2ª edição do campeonato (2021/22), contou com a participação de 43 lavouras, distribuídas em 9 estados. Na categoria Proteína, que premia as lavouras com melhor produtividade de proteína, um produtor de Santa Helena, Eusébio Maraskin, conquistou a segunda posição.

Nesta 3ª edição são 108 lavouras participantes, de 13 estados brasileiros. Os resultados serão divulgados no 2º Rural Tech, que acontece de 06 a 08 de julho na UTFPR Campus Santa Helena.