Alunos de Ciência da Computação desenvolvem jogo pedagógico
Durante o segundo semestre de 2024, os alunos do curso de Ciência da Computação Matheus Osório, Rian Augusto, Rodrigo Duarte, Rute Cristina, Tiago Felipe e Yuri dos Santos, orientados pelo professor Agnaldo da Costa, desenvolveram um Jogo de quebra-cabeça, chamado Frutas Malucas. Nele, o jogador organiza frutas em sequências ou categorias, aprendendo conceitos como decomposição de problemas e identificação de padrões – habilidades essenciais do pensamento computacional.
O jogo foi desenvolvido na plataforma Godot e testado nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, no Instituto Futura Geração, em Santa Helena - PR. Durante o teste, os alunos puderam verificar não só as funcionalidades, como a recepção do jogo pelas crianças.
A disciplina Projeto Integrador I do curso de Ciência da Computação tem como objetivo certificar os conhecimentos mobilizados pelos alunos, focando na resolução de problemas reais de forma autônoma e eficaz. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o pensamento computacional como uma competência fundamental para o mundo digital.
Frames do jogo Frutas malucas
Equipe que desenvolveu o jogo, composta pelos alunos e o professor Agnaldo da Costa
Jogo sendo testado com seu público-alvo