Integrantes da Rede Campo que desenvolvem projeto de extensão na UTFPR-SH irão participar de encontro no Piauí
O Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT) é um programa desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tendo como parceiros e financiadores o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo do projeto é formar estudantes para a atuação extensionista, promover a continuidade de jovens rurais nos assentamentos de reforma agrária e desenvolver atividades de extensão rural e assistência técnica com os assentados.
No Paraná a atuação acontece em três assentamentos:
- 16 de maio - Ramilândia, PR;
- Ander Rodolfo Henrique - Diamante D’Oeste, PR;
- Fazenda Vitória - Lindoeste, PR.
Este programa é desenvolvido por 16 instituições de ensino do Brasil. No Paraná, sua execução ocorre por meio da UTFPR Campus Santa Helena. Somente no estado do Paraná o projeto atende mais de 500 famílias, nos três Assentamentos Rurais.
Na UTFPR-SH o projeto é coordenado pela Professora Alessandra Matte e tem como supervisores os professores José Tobias Marks Machado e Lilian Yiamamoto. Os responsáveis por representar a equipe no Piauí serão os alunos Yeza Nayara Domingues Catrinck, Milton Gonçalves Júnior, Mayara Cristina Silva Pereira e Heuller Henrique Ditos de Souza, do curso de Agronomia.
O propósito dessa viagem será reunir as 16 instituições de ensino brasileiras que integram o projeto. O objetivo é realizar integração entre estudantes, jovens rurais assentados e pesquisadores, a fim de compartilhar as experiências em curso nos diferentes contextos em que o projeto é realizado. A UTFPR-SH levará símbolos que representam o estado e a cultura, a fim de apresentar as nuances rurais e ilustrar a diversidade socioprodutiva do país.
A expectativa está no amadurecimento dos participantes, sobretudo no que concerne ao reconhecimento da diversidade do rural brasileiro. Além disso, os jovens rurais assentados poderão conhecer seus pares e compartilhar conhecimentos e trajetórias. No que diz respeito aos estudantes de graduação, esses terão oportunidade de conduzir atividades, integrar ações colaborativas e, com isso, obter em sua formação profissional, habilidades de atuação em grandes grupos.
Além de proporcionar espaços de promoção da extensão rural e da assistência técnica, o evento permitirá aos participantes conhecer a realidade agropecuária do Delta de Parnaíba-PI. "O grupo que representará o Paraná leva na mala o interesse pelo conhecimento e o respeito à diversidade, entendendo que a melhor maneira de conhecer a nós mesmos, as vezes passa pelo olhar para o outro", declarou a aluna Yeza Catrinck.