Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
EDUTFPR lança “Estudos sobre o português no sul do Brasil”!

EDUTFPR lança “Estudos sobre o português no sul do Brasil”!

Publicado 10/4/2022, 11:46:23 AM, última modificação 10/4/2022, 11:46:57 AM
O livro retrata estudos sobre variação e pronúncia do português em diferentes regiões do sul.

A Editora da UTFPR lança: Estudos sobre o português no sul do Brasil. 

Memória oral, memória escrita… A criação da escrita foi tão decisiva para a história do homem que acabou dividindo a sua trajetória entre a pré-história e a história propriamente dita. A partir do registro gravado na pedra, no papiro, no pergaminho e no papel, a história não ficou mais dependente das lembranças mantidas na memória dos homens. Sempre houve, é certo, registro preservado nas histórias contadas ao pé da fogueira e transmitidas de uma geração a outra, mas sujeitas a múltiplas alterações.

Esse livro foi organizado com materiais provenientes de amostras reais de falar do português da região sul do Brasil, com a finalidade não só de registrar a produção acadêmica dos autores, mas também de evidenciar os modos de expressão e condições de produção dos falantes de uma região do país que, além dos autóctones, dos colonizadores portugueses e dos africanos, recebeu outros povos. E é essa memória que queremos honrar. 

Sobre os autores:

Odete Pereira da Silva Menon é mestre em Letras pela Universidade Católica do Paraná e possui doutorado em Linguistique Théorique Et Formelle –- Université de Paris VII –- Université Denis Diderot (1994). Atualmente é coordenadora regional do Projeto Varsul, membro do Grupo de Trabalho de Sociolingüística da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), da SLR, do Gruppo di Studio sulla Comunicazione Parlata (GSCP); membro do conselho editorial das revistas Intercâmbio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Signum da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora Titular sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR).. Edson Domingos Fagundes é graduado em Letras Alemão pela UFPR e possui doutorado pela mesma instituição, ministra aulas de língua alemã no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), e é professor na mesma universidade onde se formou. 

Confira mais esta obra lançada pela editora universitária e adquira um exemplar acessando o e-commerce da editora em:[https://editora.utfpr.edu.br/produto/estudos-sobre-o-portugues-no-sul-do-brasil/]. 

Assista à entrevista com o autor no canal da EDUTFPR no YouTube em:
[https://www.youtube.com/watch?v=5NEnDjQ0qZs].

Mais sobre a Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas àsa atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Para acompanhar os lançamentos e novidades, siga o perfil da EDUTFPR no Instagram, assine a newsletter e visite o catálogo completo no e-commerce.

Reportar erro