II Seminário de Educação e Práticas Docentes mantém sucesso do ano anterior
Nos dias 22 e 23 de agosto foi realizado o II Seminário de Educação e Práticas Docentes, uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena (UTFPR-SH) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena . O evento foi organizado por uma comissão composta pelas professoras Anderleia Sotoriva Damke e Rosangela Fujii e presidida pelo professor Diego Ozelame, tendo como vice presidente a professora Eduarda Maria Schneider. A comissão contou ainda com Juliana Schwaab Thibes e Adriana Hister Giovanella, representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Santa Helena .
Com o tema "Diversidade e aprendizagem", a segunda edição do Seminário de Educação e Práticas Docentes, teve como objetivo proporcionar aos professores da educação básica, estudantes de licenciaturas e pós-graduação, docentes do ensino superior e pesquisadores, um espaço de acesso a e troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre as diversas temáticas conceituais, procedimentais e atitudinais dos espaços formais de ensino. Seminários desta natureza também proporcionam um espaço para a formação inicial e continuada para docência, incentivando a produção e disseminação do conhecimento, fomentando a pesquisa, a reflexão e a busca de soluções para o enfrentamento dos desafios encontrados na educação, promovendo o aprimoramento das práticas educacionais para o ensino. O evento, que foi totalmente presencial, contou com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos nas modalidades banners, resumo e artigo completo.
As atividades se iniciaram quinta-feira à noite no Centro de Eventos Silom Schimidt, localizado no Balneário de Santa Helena . A abertura contou com apresentação do Coral da UTFPR-SH, regido por Willian Zastrow. O Coral é uma iniciativa da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da UTFPR-SH. Formado em 2017, o Coral visa utilizar a música como meio de interação em todas as esferas e também como forma terapêutica de se unir todas as possibilidades inclusivas.
Na sequência, os participantes puderam conferir a palestra "Diversidade e aprendizagem", com a Pedagoga finalista do prêmio Jabuti 2021, Luciana Brites.
CEO do Instituto Neurosaber e pesquisadora sobre aprendizagem, comportamento e desenvolvimento, a pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e especialista em Educação especial Luciane Brites também possui Mestrado e Doutorado em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de ter sido finalista do premio Jabuti de 2021 na categoria ciência com o livro Brincar é fundamental.
No segundo dia de evento, sexta-feira, foram proferidas duas palestras. A primeira foi "A diversidade inclusiva: promovendo a compreensão e o suporte para espectros e distúrbios de aprendizagem".
Essa palestra abordarou a importância de reconhecer e incluir estudantes com espectros e distúrbios de aprendizagem, tais como autismo, dislexia e TDAH, em ambientes educacionais. Foi discutido como promover a compreensão e oferecer suporte adequado, incluindo estratégias de ensino diferenciadas, recursos auxiliares e adaptações de ambiente. Por meio de exemplos práticos, foram abordadas formas de desenvolver um ambiente inclusivo e acessível, que valorize a diversidade e promova o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos.
A palestrante foi a Professora Doutora Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos. Ela possui graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa , mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Fez estágio Doutoral em Inovação Tecnológica pela Université de Technologie de Compiégnie – França. Atualmente é professora titular e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação tecnológica, formação de professores e educação inclusiva. Além disso, é uma das autoras do livro "Autismo e o processamento visual: saiba como ajudar", que foi premiado pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York com o 1º Lugar nos Destaques Literários da Academia Internacional de Literatura Brasileira, no ano de 2023, na área de Ensino e Pesquisa promovido pelo Focus Brasil Fondation.
Fechando a rodada de palestras, tivemos "A educação da pessoa com deficiência: contribuições da Teoria Histórico Cultural".
Essa palestra abordou aspectos fundamentais sobre a escolarização e o desenvolvimento humano a partir da Teoria Histórico Cultural, bem como, discutiu a importância do acesso à cultura, representada pelo conhecimento escolar, para a pessoa com deficiência. Foi priorizado o diálogo sobre conceitos dos estudos de defectologia de Vigotski, como a compensação social, relação entre aprendizagem e desenvolvimento e o ensino adequadamente organizado. Foram contempladas: as adequações necessárias aos estudantes que compõe o público da educação especial, com destaque para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista; a importância do trabalho colaborativo na educação; a ênfase aos aspectos sociais, dentre os quais a mediação docente para o alcance de autonomia.
A palestrante é a Professora Doutora Eliane Brunetto, que é professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel e Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas no IFPR Cascavel. Eliane possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Além disso, é Líder do GEPEEIN (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva do IFPR).
Ainda na sexta-feira, a programação contou com diversas oficinas e apresentações de trabalho, que aconteceram na UTFPR-SH. Assim como na primeira edição, o evento teve sucesso de público, com mais de 600 inscritos para as palestras e oficinas e mais de 30 apresentações de trabalhos, seja na modalidade banner como comunicação.
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