Notícias
/
Santa Helena
/
LAMIA recebe doação de equipamentos de empresa parceira em projetos de P&D

LAMIA recebe doação de equipamentos de empresa parceira em projetos de P&D

Publicado 3/31/2023, 3:46:59 PM, última modificação 3/31/2023, 3:49:08 PM
Doações integram parceria com a empresa Alfacon, de Cascavel.

O Laboratório de Aprendizagem de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (LAMIA) recebeu, no mês de dezembro de 2022, doação de itens de laboratório, mobília e equipamentos. Dentre os mais de 20 itens recebidos, estão cadeiras presidente, leitor biométrico de porta, estrutura de cozinha e frigobar.

O LAMIA já possui um histórico de parcerias com empresas para a realização de projetos na modalidade Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), onde são captados recursos privados, ou seja, capital advindo das empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que vão se tornar produtos para essas mesmas empresas. Todos esses projetos são desenvolvidos com base nas áreas de pesquisa do LAMIA com foco principal em Inteligência Artificial.

Entre as empresas parceiras está a Alfacon, de Cascavel, que firmou uma parceria para desenvolvimento de um novo produto, com base em toda a inteligência de dados que a empresa já possui, de modo a auxiliar no processo de vendas e de conhecimento do perfil de seus clientes. Em contrapartida, foi fechado um acordo para compra e doação de itens para o laboratório, além do pagamento de bolsas, também foram recebidos itens de mobília e equipamentos. “E a gente ainda fez o repasse de recursos humanos nosso para eles, onde foi contratado um dos alunos do projeto como engenheiro de dados para a empresa, uma prática que estamos fortalecendo com as empresas parceiras”, destaca o Professor Thiago Naves, Coordenador do LAMIA.

No momento existem, ainda, mais quatro empresas parceiras com as quais há negociações para fazer novas rodadas de doação de itens e equipamentos para melhorar, ainda mais, o espaço físico do laboratório, com base nos projetos a serem desenvolvidos nessas parcerias. O LAMIA vem conseguindo aumentar sua capacidade de negociar projetos com empresas graças à parceria firmada com o Centro de Excelência em IA (CEIA) da Universidade Federal do Goiás, que é uma Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Assim é possível dispor de capital de risco para o aporte em projetos com empresas para a geração de P&D e inovação, em parceria com o CEIA e a EMBRAPII.

Assim, os projetos dispõem de uma contrapartida financeira da empresa e uma outra da EMBRAPII. Com esse valor é possível alocar bolsas para professores, alunos e também comprar equipamentos. “Esperamos nos próximos meses finalizar os trâmites para o fechamento de novos projetos de P&D com empresas que estamos negociando, é um processo árduo devido a responsabilidade técnica e financeira destes projetos e entre as partes envolvidas, e esperamos com esses remunerar mais pesquisadores e alunos pelo seu trabalho, além de adquirir mais equipamentos para fortalecer cada vez mais a universidade pública e sua capacidade de produzir junto a sociedade”, finaliza Thiago Naves.