Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Mapbiomas Recebe Prêmio de Inovação Social Coletiva no Fórum Econômico Mundial

Mapbiomas Recebe Prêmio de Inovação Social Coletiva no Fórum Econômico Mundial

Publicado 1/20/2023, 10:39:49 AM, última modificação 1/20/2023, 10:42:01 AM
Pesquisadores e estudantes da UTFPR integram iniciativa premiada na categoria Inovação Social Coletiva do Ano 2023

A Rede MapBiomas foi premiada, durante o Fórum Econômico Mundial,  nesta terça-feira (17) em Davos, na Suíça. O prêmio é concedido pela Fundação Schwab para Empreendedorismo Social, que reconhece iniciativas de todo o mundo por seu impacto e inovação social. A premiação recebida faz parte de uma nova categoria do prêmio Inovadores Sociais do Ano – Inovação Social Coletiva, criada para dar maior visibilidade a modelos inovadores de colaboração e impacto coletivo.

O engenheiro florestal, cofundador e coordenador da organização, Tasso Azevedo recebeu o prêmio pelo trabalho da rede, composta por mais de 70 organizações que trabalham no monitoramento de recursos ambientais: dentre essas instituições está a UTFPR. Os professores do curso de Agronomia da UTFPR, Dra. Taciara Zborowski Horst (Dois Vizinhos) e Dr. Alessandro Samuel-Rosa (Santa Helena) integram a Rede MapBiomas. Juntos, eles lideram a iniciativa de mapeamento espaço-temporal de recursos do solo brasileiro que vem sendo realizada a partir do reúso de dados abertos de solo providos pelo Repositório de Dados do Solo Brasileiro (FEBR), projeto de extensão tecnológica da UTFPR. A Dra. Taciara explica que "em breve a Rede MapBiomas disponibilizará a primeira série temporal dos estoque de carbono no solo brasileiro, informação essa de grande importância para calcular as emissões de gases de efeito estufa e alavancar os mercados de crédito de carbono no Brasil".

O projeto, desenvolvido no âmbito da iniciativa MapBiomas, envolve dezenas de colaboradores, incluindo os estudantes de graduação da UTFPR David Oliveira Pontes, da Engenharia Florestal de Dois Vizinhos, Débora Kempner, Vitor Peruzzi e Beatriz de Oliveira da Agronomia de Santa Helena e Marcos dos Anjos da Ciência da Computação também de Santa Helena. Mais informações sobre a equipe podem ser encontradas no site do Laboratório de Pedometria em https://www.pedometria.org/.

O prêmio

“O Prêmio Inovadores Sociais do Ano, representa uma geração de líderes de mudanças sociais e ambientais, que demonstram que modelos inovadores de cooperação e ação em todos os setores são essenciais para progredir nos desafios complexos que enfrentamos”, segundo Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social.

MapBiomas

O MapBiomas (https://mapbiomas.org/) é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, cujo foco é monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, Indonésia e territórios sensíveis da América do Sul. Atualmente possui a plataforma mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra, disponível no mundo. Todos os dados, mapas, métodos e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita.

Não é a primeira vez que a iniciativa é reconhecida internacionalmente. Em 2022 o MapBiomas recebeu o prêmio Skoll 2022 de Inovação Social. A premiação é o maior reconhecimento global do terceiro setor e veio acompanhada de uma doação de US $2,2 milhões para fortalecer o projeto ao longo de três anos. Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas afirma que o prêmio é um reconhecimento da contribuição da Rede MapBiomas para a promoção da conservação e uso sustentável dos recursos naturais, não só no Brasil, como também nos outros países da América do Sul e na Indonésia.