Página Inicial
/
Notícias
/
Santa Helena
/
NUENS/DEPED promovem I Período de Planejamento e Capacitação

NUENS/DEPED promovem I Período de Planejamento e Capacitação

Publicado 2/17/2023, 9:40:18 AM, última modificação 2/17/2023, 4:13:39 PM
I Período de Planejamento de Ensino/Pesquisa/Extensão e Capacitação da UTFPR-SH 2023 aconteceu no mês de fevereiro e movimentou todos os servidores do Campus Santa Helena.

Neste mês de fevereiro aconteceu no Campus Santa Helena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-SH) o I Período de Planejamento de Ensino/Pesquisa/Extensão e Capacitação da UTFPR-SH 2023. Organizado pelo Núcleo de Ensino, que é vinculado ao Departamento de Educação, o evento contou com atividades com temas variados, contribuindo para a formação dos servidores de todos os setores do campus.

Na abertura, o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Magnos Fernando Ziech, parabenizou as equipes responsáveis pela celeridade na elaboração das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC) dos cursos. Lembrou que desde o ano passado, quando a universidade recebeu o resultado da avaliação do curso de Agronomia, todos os três cursos de graduação do campus tem o conceito máximo de avaliação do Ministério da Educação (MEC), demonstrando a excelência do trabalho realizado em Santa Helena. Por fim, antes de passar a palavra para o palestrante do dia, ressaltou a importância dos temas que viriam a ser abordados ao longo do período de planejamento e capacitação.

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a programação incluiu a combinação da palestra "Lei Geral de Proteção de Dados e as suas características para a Área Pública" e a oficina "Utilizando a Lei Geral de Proteção de Dados", ambas ministradas por Christian Carlos Souza Mendes, docente do Departamento Acadêmico de Eletrônica - Campus Curitiba.

No primeiro dia, Christian abordou os principais aspectos da Lei 13709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a frase de Clive Humby, "data is the new oil", ressaltou a importância de se coletar apenas dados necessários, informando quando e porque serão usados, além de informar quando serão excluídos.

Já a agenda do dia 8 incluiu o preenchimento de um "modelo" de inventário de dados referente às atividades realizadas no dia a dia da UTFPR. O palestrante também falou sobre as boas práticas a serem usadas no contexto da faculdade com os dados de estudantes, servidores e empresas conveniadas.

No dia 15, aconteceu a "Capacitação em Primeiros Socorros e Situações de Emergência", com o Sargento Bonet, do Corpo de Bombeiros de Santa Helena. O sargento, que tem 27 anos de experiência, deu valiosas instruções sobre como agir em situações de emergência como engasgos e fraturas, por exemplo. Demonstrou como executar a famosa Manobra de Heimlich, para lidar com engasgos e também Massagem Cardíaca para reanimação.

O dia 16 foi marcado pela palestra "A Docência Universitária: um olhar sobre Inclusão", com a Prof. Maria Lidia Sica Szymanski, docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Em sua palestra, que foi voltada aos docentes e aos servidores do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e demais setores de atendimento ao estudante, a professora abordou os aspectos históricos e legais do ensino inclusivo. Além disso, também destacou a diferença entre Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais, dando especial atenção aos Transtornos Globais de Desenvolvimento.

No dia 17, a Assistente Social do campus, Daniela Brun Polo ministrou uma palestra cujo objetivo foi capacitar os servidores que fazem parte das Comissões de Auxílio Estudantil e Análise de Renda do SISU, no que diz respeito ao atendimento do critério de renda que tais Comissões exigem (comprovação de renda de um salário mínimo e meio per capita). No período da manhã, o foco foi apresentar o Edital de Auxílio Estudantil e demais regulamentações que embasam a análise documental de renda. No período da tarde o objetivo foi apresentar exemplos da documentação exigida e de que modo realiza-se a análise de renda.

Além das atividades presenciais, os servidores também participaram de atividades realizadas remotamente, como a palestra “A Valorização da Educação Pública e da Ciência no Contexto Atual”, com o Prof. Vitor Henrique Paro, promovida pelo Campus Campo Mourão. Também os três dias do evento Desenvolvimento Humano na UTFPR, com a Filósofa Lúcia Helena Galvão, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).