Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Pesquisadores da UTFPR Santa Helena participam do I Workshop do NAPI-Oeste

Pesquisadores da UTFPR Santa Helena participam do I Workshop do NAPI-Oeste

Publicado 6/30/2023, 11:24:03 AM, última modificação 6/30/2023, 11:27:14 AM
I Workshop do Ecossistema de Inovação da Região Oeste aconteceu no Campus Medianeira e teve como tema Inovação & Conectividade.

No dia 29 de junho de 2023, o miniauditório do Campus Medianeira da UTFPR foi palco do I Workshop do NAPI-Oeste (Ecossistema de Inovação da Região Oeste), com a temática Inovação & Conectividade. O evento reuniu pesquisadores UTFPR de Medianeira, Santa Helena e Toledo, apresentando os resultados preliminares dos planos de trabalho desenvolvidos.

O workshop proporcionou um espaço de intercâmbio de conhecimentos e debate entre os participantes. O evento promoveu a troca de experiências e a divulgação dos avanços alcançados nas pesquisas realizadas na região.

As apresentações de Santa Helena foram destaque no workshop, trazendo temas relevantes para o desenvolvimento regional. O trabalho "Produção de dados espaciais ambientais e agropecuários da Mesorregião do Oeste do Paraná", orientado pelo professor Anderson Rocha, contou com a participação dos bolsistas Guilherme Fogaça e Jonas Vesco, do curso de Agronomia.

Outra pesquisa apresentada foi o projeto "Desenvolvimento de uma solução para apoiar a vistoria agrícola em áreas sem cobertura de sinal de comunicação", orientado pela professora Patrícia Lopez e conduzido pelo bolsista Nathan Guimarães, do curso de Ciência da Computação.

O tema "Rede de internet rural sem fio" também foi abordado durante o workshop. O projeto é orientado pelo professor Glauco Miranda e com a participação do bolsista Matheus Oliveira, do curso de Agronomia.

Por fim, o trabalho "Inteligência para desenvolvimento dos arranjos produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu", orientado pela professora Arlete Beuren e conduzido pelo bolsista Guilherme Brasil, do curso de Ciência da Computação, teve destaque na apresentação.

O I Workshop do NAPI-Oeste demonstrou a relevância das pesquisas realizadas pelos estudantes e professores da UTFPR, evidenciando a busca por soluções inovadoras e conectadas com as demandas da sociedade. A troca de experiências e a divulgação dos resultados preliminares fortalecem o ambiente acadêmico e estimulam o desenvolvimento regional.

Reportar erro