Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Professora da UTFPR participa de reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

Professora da UTFPR participa de reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

Publicado 7/13/2023, 10:14:46 AM, última modificação 7/13/2023, 10:20:48 AM
Professora Alessandra Matte foi convidada a propor ações para a promoção de pecuária regenerativa.

Entre os dias 11 e 13 de julho acontece a XVI Reunião da Comissão de Desenvolvimento Pecuário para a América Latina e o Caribe (CODEGALAC). A reunião é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e tem como objetivo apoiar a preparação de quadros políticos para o setor e a concepção e implementação de programas nacionais e regionais de desenvolvimento da pecuária.

A CODEGALAC é um órgão que reúne representantes dos governos e do setor privado regional para a troca de experiências em políticas e programas de desenvolvimento da pecuária e para a formulação de estratégias de cooperação para seu fortalecimento.

A reunião da XVI CODEGALAC ocorreu de forma virtual, com representantes dos governos de países da América Latina e Caribe, que puderam contar com exposições curtas de dez minutos e depois grupos de trabalho para construir propostas.

Para promover o debate, Professora Alessandra Matte (UTFPR-SH) e Professor Ricardo Abramovay (USP) foram convidados a propor ações para a promoção de pecuária regenerativa. Professora Alessandra recomendou que os países integrantes do grupo reconheçam e valorizem essas diferenças como potencialidades locais, destacando que “ofertar assistência técnica e extensão rural de qualidade é fundamental. Isso implica na necessidade de reciclagem e na formação de profissionais com conhecimento para manejo de bovinos sob áreas de pastagens, que sejam capazes de orientar no sentido de diversificar as espécies cultivadas, selecionando plantas adaptadas, orientando os produtores com relação ao manejo dos animais e sua seleção genética. Profissionais capacitados são aliados em melhorias no desempenho socioambiental da criação pecuária e na promoção de relação positiva das condições de trabalho humano.”

Reportar erro