Professora da UTFPR-SH participa de missão internacional no Chile
Entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro, Vera Vasilevski, docente e Professora Responsável pelas Atividades de Internacionalização (PRA-Int) do curso de Ciência da Computação, esteve na cidade de Santiago, a fim de visitar a Universidade de Santiago do Chile (USACH).
A visita fez parte de missão contemplada no Programa Embaixador da UTFPR, da Diretoria de Relações Interistitucionais (DIRINTER) da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD). Esse programa tem a estratégia de promover a ampliação de parcerias com organizações internacionais, além da ampliação de acordos de dupla-diplomação, na graduação e pós-graduação, com instuições de ensino superior de outros países. No total, 14 missões de 11 campi da UTFPR estão sendo realizadas, sendo duas do Campus Santa Helena .
Os objetivos da visita da professora Vera foram: ampliar o número de cursos, servidores e discentes envolvidos nas atividades de internacionalização na UTFPR-SH; incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas (entre diversos cursos) no âmbito da internacionalização na UTFPR; fortalecer e implementar atividades de internacionalização nos cursos de licenciatura da UTFPR; e fortaceler a internacionalização entre países do Sul Global.
Na visita, a professora se reuniu com professores e coordenadores dos cursos de Ciências de La Computación, Biología e Gestión Agrária, e iniciou diálogo para intercâmbio entre os alunos dos três cursos do Campus Santa Helena (Agronomia, Ciência da Computação e Ciências Biológicas) e a USACH. O Chile é o país da América Latina preferido pelos alunos do campus para fazer mobilidade, conforme levantamento realizado por meio de enquete respondida pelos alunos do campus. Com base nessa informação, os PRA-Int dos três cursos do campus, Lincon Stefanello (Agronomia), Erika Izumi (Ciências Biológicas) e a professora Vera (Ciência da Computação), contactaram a USACH e, após a resposta da universidade chilena, submeteram o projeto que foi contemplado.
O caminho foi aberto para que no próximo ano se iniciem os intercâmbios entre alunos da UTFPR e a USACH, nos três cursos visitados.
Nas fotos: Francisco Zorondo, Miguel Ríos e Pedro Marín, diretores dos departamentos de Gestão Agrária; Biologia; e Matemática e Ciências da Computação.