Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Relações Interinstitucionais

Relações Interinstitucionais

Publicado 8/24/2018, 1:24:00 PM, última modificação 8/24/2018, 3:23:45 PM
UTFPR Santa Helena recebe visita de alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Nível Mestrado) da UNIOESTE.

Alunos do Câmpus Santa Helena do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da UNIOESTE.

O campus Santa Helena da UTFPR recebeu no dia 16/08/2018 a visita técnica dos estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Nível Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
A visita técnica foi coordenada pelas servidoras: profa Dra. Dejane S. Alves e Dra. Jociane Ascari e pela técnica em Química Jaqueline Rosa dos Santos Refati. O evento contou ainda com a colaboração e participação de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Santa Helena.
Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades rotineiras na área de Química de Produtos Naturais, tais como: extração de óleos essenciais, cromatografia em camada delgada e cromatografia em coluna de sílica do tipo flash. Para a profa. Dejane a atividade é fundamental importância para a formação de recursos humanos além de abrir possibilidade para futuras parcerias entre as instituições.
Nas palavras do estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas Murilo Silva de Oliveira “Eventos como esses devem ocorrer com mais frequência, pois a universidade é respaldada em três eixos, ensino, pesquisa e extensão, porém nem sempre isso acontece nas universidades deste país devido ao descaso das autoridades para com a educação e a pesquisa, e nesse evento eu realmente percebi que só o ensino não basta para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.” Jaqueline Rosa Santos complementa: “Eventos como esse possibilitam ao técnico de laboratório efetuar sua função de forma mais plena, a sair de uma aparente zona de conforto (rotina) que causa monotonia. Além disso, mostra a instituição em que trabalho, a  UTFPR, cumprindo sua missão perante a sociedade, comprometida em "promover a educação de excelência por meio de ensino, pesquisa  e extensão"”.