Home
/
Notícias
/
Toledo
/
Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Matemática

Publicado 7/4/2018, 11:15:33 AM, última modificação 7/4/2018, 1:44:01 PM
Docente publica pesquisa em livro sobre ‘Ensino e Aprendizagem de Modelagem Matemática’

O professor do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – Câmpus Toledo, Emerson Tortola – juntamente com as pesquisadoras Bárbara Nilvada Palharini e Lourdes Maria Werle de Almeida – publicaram um capítulo de livro intitulado “Mathematical Modelling and Proof by Recurrence: an Analysis from a Wittgensteinian Perspective[1].

O capítulo faz parte da obra suíça “Mathematical Modelling and Applications - Crossing and Researching Boundaries in Mathematics Education[2] que traz diversos estudos sobre ‘Ensino e Aprendizagem de Modelagem Matemática’, provenientes da Conferência organizada pelo Grupo de Estudos ICTMA (International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications)[3].

A obra foi publicada em 2017 pela editora Springer Nature – Cham (Switzerland) – e traz como editores: Gloria Ann Stillman, Werner Blum e Gabriele Kaiser.

O estudo desse capítulo visou investigar a questão do processo de recorrência dentro de uma atividade de modelagem matemática, baseando-se nos escritos de Ludwig Wittgenstein, em especial, sobre o tema da prova por recorrência.

Foram analisadas duas atividades de modelagem matemática que, ao final, evidenciaram que os estudantes usam o processo matemático que corresponde a prova por recorrência.


[1] Modelagem Matemática e Prova por Recorrência: Uma Análise a partir de uma Perspectiva Wittgensteiniana

[2] Modelagem Matemática e Aplicações: pesquisando e cruzando fronteiras na Educação Matemática

[3] Comunidade Internacional de Professores de Modelagem Matemática e Aplicações