PESQUISA

Publicado 9/21/2023, 5:14:48 PM, última modificação 9/21/2023, 5:27:04 PM
Professor do curso de Engenharia Civil, em parceria com o curso de Engenharia de Materiais da UNESP Guaratinguetá, desenvolveram tijolos modulares ecológicos com zero cimento.

Professor do curso de Engenharia Civil da UTFPR - Campus Toledo, em parceria com o curso de Engenharia de Materiais da UNESP Guaratinguetá, desenvolveram tijolos modulares ecológicos com zero cimento.

O Professor Carlos Eduardo Tino Balestra, do curso de Engenharia Civil da UTFPR - Campus Toledo, em parceria com o Professor Miguel Angel Ramirez Gil e seu orientado de Mestrado, Lucas Félix da Costa Gonçalves, desenvolveram tijolos modulares sem a presença de cimento e a necessidade de queima.

O estudo foi publicado no periódico Environmental Development (Qualis A1).

Os autores utilizaram uma mistura de solo e areia provenientes da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo,  com a mistura de diferentes precursores e soluções ativadoras.

Segundo o Prof. Carlos Balestra, este estudo contribui no desenvolvimento de materiais com menor emissão de carbono na atmosfera: “um dos maiores desafios encontrados atualmente na Engenharia Civil trata da redução nos níveis de emissão de CO² relacionado às suas atividades e produtos. Segundo a ONU, em 2019, o setor da construção civil foi responsável por emitir 4GTon de CO² na atmosfera, que contribui para acelerar os efeitos relacionados ao aquecimento global. Com isso, este trabalho apresenta o desenvolvimento de tijolos modulares, isentos cimento e processos de queima, contribuindo para a redução da emissão de CO² na atmosfera”.