Home
/
Mural
/
Liberações de exames e procedimentos do plano de saúde da UTFPR

Liberações de exames e procedimentos do plano de saúde da UTFPR

Publicado 3/20/2020, 3:18:35 PM, última modificação 3/24/2020, 4:42:26 PM

Em razão das medidas emergenciais para contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Diretoria de Gestão de Pessoas (Dirgep), por meio da Secretaria de Benefícios e Qualidade de Vida, informa e orienta os usuários do plano de saúde quanto aos procedimentos e canais de atendimento ao público enquanto perdurar o plano de contingência estabelecido pela Ordem de Serviço nº 1/2020, expedida pelo reitor da UTFPR.

Consultas médicas
As consultas devem ser realizadas com profissionais na rede cooperada da Unimed e não necessitam de liberação prévia.

Liberação de exames e procedimentos
Exames laboratoriais de sangue e de Raios-x não necessitam de liberação prévia. Demais exames e procedimentos precisam de liberação prévia a ser solicitada pelos canais de atendimento da Unimed Curitiba.

A partir de 25 de março, os exames com valor de até R$ 250 não necessitam de liberação prévia do contratante e serão automaticamente liberados pela operadora - confira a relação desses exames no site do plano de saúde da UTFPR. Exames acima deste valor seguirão o fluxo normal de autorização.

Canais de atendimento
Para facilitar o acesso às informações e serviços do plano de saúde e otimizar os atendimentos, a Unimed Curitiba dispõe de canais online. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, recomenda-se que não sejam utilizadas as unidades presenciais para solicitações relacionadas a liberações de procedimentos e que os usuários deem preferência aos canais digitais.

Os canais de atendimento da Unimed que permitem solicitar as liberações são:

Aplicativo Unimed Cliente PR - dispõe de cartão virtual, permite solicitar a liberação de guias, acompanhar solicitações e consultar a lista de médicos e prestadores credenciados. No seu celular, baixe o app buscando por “Unimed Cliente PR” na AppStore (IOS) ou Play Store (Android) ou acesse o site appunimed.com/beneficiário para realizar o cadastro.

- Central de atendimento da Unimed Curitiba: (41) 3019-2000 - atendimento 24 horas todos os dias da semana.

- Atendimento ao deficiente auditivo ou de fala: 0800-642-5005.

- Posto de atendimento da Unimed na UTFPR em Curitiba: enquanto perdurar o contingenciamento pelo novo coronavírus o atendimento será apenas pelo telefone (41) 3021-9216 ou pelo e-mail utfpr@unimedcuritiba.com.brA partir do dia 23/03/2020 todas as Unidades de Atendimento Presencial estarão fechadas por 30 (trinta) dias em cumprimento às exigências da Agência Nacional de Saúde - ANS (clique aqui para maiores informações).

- Postos de atendimento da rede cooperada da Unimed em outras localidades no Brasil: os usuários deverão seguir as regras de atendimento local (consultar antes se a unidade está realizando atendimento presencial em função das medidas para contenção do novo coronavírus). Atenção: esta opção de atendimento é válida para fazer o requerimento de liberação, com a autorização ocorrendo em data posterior. 

Prazos para liberação de exames e procedimentos
Os prazos para liberação seguem as diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS) e estão disponíveis na página da agência.

Canal Exclusivo da Unimed Curitiba sobre o COVID-19:
O canal de atendimento exclusivo para tirar dúvidas e receber orientações é o 0800-642-2002. É essencial entrar em contato por esse telefone antes de procurar um hospital da rede credenciada.

Exames da Covid-19
Entre os exames disponíveis no plano estão os de detecção do novo coronavírus, realizados mediante determinação médica e desde que haja disponibilidade de kits de testagem nos Laboratórios Unimed. A coleta será domiciliar e deve ser previamente agendada pelo telefone (41) 3021-5252 ou pelo Whatsapp (41) 98801-6607 (estes canais devem são exclusivos para agendamento de exames da Covid-19; as demais autorizações devem ser feitas em um dos canais indicados acima).

Informações, reclamações e sugestões
Para mais informações, reclamações e sugestões relativas à Unimed, o usuário devem entrar em contato com a central 0800-642-2002.

Acompanhe atualizações destas orientações no site do plano de saúde da UTFPR.

Secretaria de Benefícios e Qualidade de Vida - seben@utfpr.edu.br

Diretoria de Gestão de Pessoas - dirgep@utfpr.edu.br