Reconhecimento ao trabalhador
Primeiro de maio é uma data que nos mostra a capacidade humana em reverter as tragédias. Iniciado como memória a atitudes atrozes ocorridas em 1886, na repressão de uma greve por melhorias nas condições de trabalho, hoje nos aponta caminhos. No Brasil, tornou-se feriado em 1924.
Assim, todo ano, nesse dia, os trabalhadores param, com o intuito de refletir sobre as violências ocorridas e buscar uma sociedade em que o trabalhador seja respeitado. Desde 1886, muita coisa mudou, mas muita não mudou e refletir sobre esses aspectos é uma das funções da Universidade.
Por isso, em relação ao feriado do dia de ontem, a Reitoria da UTFPR gostaria de reconhecer o trabalho magnífico de nossos servidores e terceirizados, declarando que é um orgulho para a instituição um quadro profissional de tamanha grandeza, por sua responsabilidade com o país e todos os que aqui habitam.
Que por meio da ciência, da ética, da constância em construir um mundo melhor, possamos trabalhar para que os fatos que geraram o primeiro de maio entrem para a história como uma ação longínqua, superada pelo entendimento da importância reconhecida de quem constrói este planeta.
É a mensagem de Marcos Schiefler Filho, reitor da UTFPR, e toda a equipe diretiva.