Home
/
Mural
/
UTFPR faz acordo de cooperação de 23 milhões

UTFPR faz acordo de cooperação de 23 milhões

Publicado 4/5/2024, 2:45:29 PM, última modificação 4/5/2024, 3:22:28 PM
Itaipu e PTI aportam recursos e UTFPR investe em agricultura e pecuária de ponta e agricultura familiar em Parque Tecnológico

A UTFPR estruturou um acordo de cooperação no valor de 23 milhões de reais com a Itaipu Binacional, nesta terça-feira, 2 de abril, em Foz de Iguaçu. O reitor da Universidade, Marcos Schiefler, o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Jr., o diretor-geral do campus Medianeira, Claudio Bazzi, e o diretor do parque Científico e Tecnológico da UTFPR em Medianeira, Fernando Schutz, representaram a UTFPR, no encontro que contou com o diretor da Itaipu, Igor Rocha, o Presidente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo, e o deputado federal Aliel Machado.

O acordo é fruto do projeto apresentado pela UTFPR em Medianeira, a fim de obter recursos para o Parque Científico e Tecnológico da Instituição. O projeto inclui a apresentação da estrutura, infraestrutura física e equipamentos, do Parque da Universidade e a apresentação de demandas para seu desenvolvimento, para que Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu pudessem aportar recursos nesse sentido. Mais do que recursos financeiros, estabelece uma parceria no desenvolvimento do empreendedorismo inovador sustentável, aproximando a UTFPR das demandas científicas e tecnológicas, em prol do desenvolvimento social.

A intermediação da parceria, na Instituição hidroelétrica, foi realizada pelos diretores Rocha e Colombo; o deputado Machado foi o balizador político do projeto, defendendo sua importância junto à Casa Civil e ao Ministério de Ciência e Tecnologia.  Na UTFPR, a Reitoria entendeu a importância institucional e social dessa ação; o reitor, Marcos Schiefler, juntamente com o pró-reitor Labiak articularam a relação com Itaipu e justificaram a importância do projeto para toda a Universidade, já que será um centro, no estado, para questões relacionadas à agricultura e pecuária de precisão e última geração, assim como ações voltadas à agricultura familiar, a partir do projeto desenvolvido pela UTFPR em Pato Branco e outros campi.

“É uma ação que é o topo do Empreendedorismo na Universidade – temos Hotel Tecnológico, depois vamos para nossa Incubadora e, quando chegamos a desenvolver um Parque Tecnológico, como estamos fazendo aqui, chegamos no expoente das nossas ações”, declara Silvestre Labiak Jr. O reitor da UTFPR comemorou o acordo, reconhecendo a potência da união interna da Universidade para a realização de grandes feitos: “Nós fomos bem sucedidos na articulação da Cooperação pelo trabalho unificado entre campus e Reitoria. Professores Bazzi e Schutz e toda a equipe brilhante de Medianeira construíram um projeto admirável, que foi, inclusive, elogiado publicamente, e nos deu condições de atuarmos, como Reitoria de uma grande Instituição, para a conclusão exitosa dessa parceria”.

O bom uso do valor

O comprometimento da Universidade com o bom uso desse valor é um dos pontos relevantes para a Reitoria: “entendemos que 23 milhões é um investimento alto que as Instituições brasileiras estão fazendo na Universidade; neste sentido, carregamos a responsabilidade de que cada centavo seja destinado à realização desse projeto tão fundamental para o país nestes tempos em que a falta de alimentação e de energias são temas internacionais. Nos orgulhamos de fazer parte deste processo e conquistar, para a UTFPR, estas divisas”, conclui Schiefler.

Dircom/Prorec

(da esquerda para direita): Irineu Colombo (PTI), Marcos Schiefler (UTFPR), Igor Rocha (Itaipu), Aliel Machado (dep.federal), Claudio Bazzi (UTFPR) e Fernando Schutz (UTFPR). Fora de alcance, mas também na reunião, Silvestre Labiak (UTFPR).

(da esquerda para direita): Irineu Colombo (PTI), Marcos Schiefler, Igor Rocha (Itaipu), Aliel Machado (dep.federal)