UTFPR mais tecnológica
Há exatos dois anos, em 6 de setembro de 2022, foi lançado o diploma digital de graduação da UTFPR. Hoje festejamos essa data com o lançamento do diploma digital para os cursos de pós-graduação. É um legado para esta Instituição, que definitivamente adentra os tempos contemporâneos no cumprimento de sua Missão.
Neste sentido, diploma neste formato garante a segurança, tão cara em tempos de cibercultura, já que a assinatura digital pode ser verificada; e a agilidade de poder ser acessado em qualquer local do planeta com acesso à internet. Além disso, vem ao encontro da UTFPR responsável ambientalmente – nos últimos 2 anos, foram impressos, somente para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), mais de mil e quinhentos diplomas. Os digitais, em médio prazo, representam uma diminuição no impacto de papel e tinta significativa para o meio-ambiente. Não obstante, aos mais tradicionais, é possível a impressão do tipo de papel que desejar.
Nesta esteira, a economia em recursos para produção e, sobretudo, no tempo de trabalho do servidor também deve ser ressaltada. É o tempoe a disponibilidade do reitor, na assinatura, antes manual, agora com a agilidade digital; a dos técnicos administrativos, em gerir confecção, transporte e armazenamento. Os gastos com os antigos impressos agora serão destinados para outras demandas, como sempre, pautados em planejamento e responsabilidade e focados nas atividades-fim.
O desenvolvimento dessa transformação partiu de uma solicitação do Gabinete da Reitoria ao Comitê de Governança Digital (CGD), implantado nesta gestão, que define as prioridades a serem resolvidas por nossa Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI). Assim, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), por meio da sua Diretoria de Pós-graduação (DIREPG – PROPPG), a DIRGTI, o Departamento de Registros de Diplomas (DERED) e o Escritório de Processos (EPROC), conjuntamente, definiram os termos da Instrução Normativa 40/2024, que estabelece as diretrizes. Tudo em consonância com o decreto presidencial que estabelece técnicas e requisitos para digitalização de documentos, para que eles produzam os mesmos efeitos dos impressos.
Durante o processo, foram feitas pesquisas entre instituições (outras universidades federais) que instituíram o diploma digital anteriormente (benchmarking) no sentido de direcionar melhor os encaminhamentos a partir de experiências prévias. Assim nosso diploma digital dos cursos de pós-graduação stricto sensu, com um design privilegiado que mantém a beleza do diploma impresso, é um produto exemplar do trabalho comprometido realizado nesta Universidade, que forma cidadãos e cidadãs com orientação ética, humanista e tecnológica.
No caso de dúvidas sobre o diploma digital, é só consultar nosso portal, no endereço https://www.utfpr.edu.br/diplomas/diploma-digital .
Marcos Schiefler Filho, reitor da UTFPR, e equipe diretiva