UTFPR recebe coordenador da Frente em Defesa da Universidade Pública no Congresso Nacional
A Reitoria da UTFPR recebeu, na manhã desta segunda-feira (18.03), o coordenador da Frente em Defesa da Universidade Pública no Congresso Nacional, deputado federal Tadeu Veneri. Veneri se reuniu com o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, para tratarem de questões em que a única Universidade Tecnológica do Brasil apresenta especificidades. Temas como a restituição de categoria docente EBTT, que, a partir de 2016, não teve reposição de aposentadoria; questão dos técnicos administrativos em educação, menor número por estrutura em todo o país, e suas reivindicações; autonomia universitária para definição de concursos; vedação de concursos para profissionais de Comunicação nas Universidades; e estrutura multicampi foram tratados com o parlamentar, que demonstrou a intenção de conhecer as particularidades da Instituição para apoiar nas demandas.
Estavam na reunião, além do reitor e do deputado, os assessores parlamentares Everson Soares e Derek Gonçalves, a vice-reitora da UTFPR, Tangriani Assmann; o assessor institucional, Wagner Endo, a diretora de Comunicação, Maurini de Souza, e os professores Lino Trevisan, Edson Fagundes, de Curitiba, e Volmir Sabbi, de Pato Branco. Dentre as tratativas, está a da realização de uma audiência pública com a comunidade interna da UTFPR, a fim de reunir reivindicações para apresentar ao Congresso.
“Receber aqui o articulador da Frente em Defesa da Universidade Pública no Congresso Nacional foi uma honra e mostra que a UTFPR tem se colocado às vistas do Governo Federal, evidenciando nosso valor, mas também apresentando nossas demandas”, declarou Marcos Schiefler, reitor da UTFPR. “Deputado Veneri expressou sua postura quanto à importância da Educação Pública brasileira e se mostrou sensível às questões que apresentamos, sendo uma força para a constituição dos elementos faltantes em nossa Instituição”, complementa.