Deficiência Visual

O Projeto está sendo desenvolvido pelo professor Sabo (DACOM) e os alunos do curso de Ciência da Computação

Visando auxiliar pessoas com dificuldades visuais, totais ou parciais, este projeto tem como objetivo proporcionar autonomia ao deficiente, para que este não precise do auxílio de outras pessoas e possa caminhar sozinho pelo piso podotátil. Aqueles que tem a visão comprometida, geralmente,tem dificuldades de se locomover autonomamente, por exemplo pelo campus universitário, centro da cidade ou shoppings sem o auxílio de outra pessoa que possa guiá-lo pelo caminho. Atualmente a existência do piso podotátil já contribui com esta população, no entanto, este artefato apenas indicará caminhos, não sendo capaz de informar seu destino.

Dessa forma a bengala desenvolvida fornecerá informações posicionais via audio ao usuário, por exemplo, o nome de uma rua ou estabelecimento, além de informar o bloco e o número da sala de aula, no campus universitário. Assim, a bengala que fala com o deficiente visual indicará o que está a sua volta, dos caminhos que deve seguir para chegar e sair a um determinado local.

Veja a reportagem sobre o assunto no link: https://www.youtube.com/watch?v=sFoMQbB9dnQ

Atualizado em 13/02/2017