Você está aqui: Página Inicial campomourao O Câmpus Herbário

Herbário

O herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão foi fundado em julho de 2000, como laboratório de apoio ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, estando atualmente vinculado ao Curso de Engenharia Ambiental.

Além das atividades de pesquisa da coordenação de engenharia ambiental, o herbário HCF atende pesquisadores externos e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e de Especialização em Gerenciamento e Auditoria Ambiental, bem como a comunidade em geral.

Em 2006 foi desenvolvido o programa Herbarium 1.0, que atualmente está na versão 1.6, pelo então acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental João Luiz Carneiro. Este programa possibilitou a informatização de todo o acervo do herbário HCF.

Em 2007 o Herbário HCF passou a integrar a Rede Brasileira de Herbários (RBH) ligada à Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

http://www.ufrgs.br/taxonomia

Desde setembro de 2008 o herbário está registrado sob o acrônimo HCF no Index herbariorum, cadastro internacional de herbários, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e o Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos.

http://sciweb.nybg.org/science2/IndexHerbariorum.asp

Em 2015 a coleção do herbário HCF  - Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão foi registrada e já está disponível no Global Biodiversity Information Facility, GBIF, e, em breve, deverá estar também disponível no portal do Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira, SiBBr. Para detalhes, acesse:

 http://www.gbif.org/dataset/dd31ac22-63d4-4bb4-a987-5eece5ffadb8

 

Ações do documento