Você está aqui: Página Inicial campomourao O Câmpus Histórico Campus

Câmpus Campo Mourão

A história do Câmpus Campo Mourão da UTFPR começou com a implantação da unidade de Campo Mourão do CEFET-PR. No dia 8 de junho de 1993 foi assinado o protocolo de intenções, celebrado entre o MEC, a Prefeitura municipal de Campo Mourão Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.
Com esse protocolo assinado, a prefeitura municipal de Campo Mourão doou ao CEFET-PR o terreno onde se localizava o ginásio de esportes Belin Carolo e as benfeitorias que ali se encontravam.
Em 13 de maio de 1994, através da Portaria/MEC nº 710, foi autorizado o funcionamento da unidade de Campo Mourão do CEFET-PR. No Ginásio de Esportes, alojamentos e vestiários foram transformados em salas de aula, laboratórios e ambientes administrativos.
Em setembro de 1994 foi formada uma turma do curso pró-técnico com objetivo de preparar os candidatos para o 1o exame de seleção, que foi realizado em março de 1995, admitindo alunos nos cursos de Técnico em Alimentos e em Edificações. As atividades discentes começaram no dia 10 de abril de 1995, com 240 alunos distribuídos em seis turmas.
A Universidade veio para ajudar a suprir a demanda por mais ensino e pesquisa na área de tecnologia, levando assim o governo a transformar o Cefet-PR na primeira Universidade Federal Tecnológica do Brasil. O projeto de transformação tramitou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, até ser sancionado pelo Presidente da República, em 7 de outubro de 2005.
Ao longo destes 16 anos, tivemos, desde a implantação, 4 diretores, sendo o primeiro o Prof. Roberto Candido, seguido pelo Prof. Jorge Candido, prof. Celso Aparecido Gandolfo (in memorian)  e, hoje, à frente da Instituição está o Prof. Narci Nogueira da Silva.
Enfrentando muitas dificuldades iniciais de toda ordem, com dúvidas sobre a continuidade das atividades, hoje o Campus Campo Mourão da UTFPR encontra-se fortalecido administrativamente em virtude da dedicação de todos aqueles que colaboraram e colaboram para que o crescimento da instituição seja constante.
Atualmente, o Campus conta com uma estrutura física privilegiada onde estudam aproximadamente 2300 alunos. Oferece o Curso Técnico Integrado em Informática (nível médio), o curso Técnico em Meio Ambiente (subsequente), na modalidade Educação à Distância e sete cursos superiores: Ciência da Computação; Engenharia Ambiental; Engenharia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia Eletrônica; Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos. Além disso, o Câmpus conta atualmente cursos de especialização na área ambiental, alimentos, construção civil, educação e matemática. Conta também com o Programa Especial de Formação Pedagógica, Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) e oferece, esporadicamente, cursos de capacitação em diferentes áreas.
O Câmpus possui hoje em seu quadro de servidores efetivos 122 professores e 66 servidores técnicos-administrativos.

 

Atualizado em 06/04/11

Ações do documento