Você está aqui: Página Inicial cornelioprocopio Cursos Tecnologias Ofertados neste Câmpus Tecnologia em Manutenção Industrial

Tecnologia em Manutenção Industrial

- APRESENTAÇÃO

 

Histórico

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial autorizado, foi implantado no Campus Cornélio Procópio da UTFPR no primeiro semestre de 1999, tendo a denominação original de Curso Superior de Tecnologia em Mecânica - Modalidade Manutenção Industrial, sendo que este já está credenciado pelo CREA-PR. Em 2003 passou por processo de reconhecimento pelo MEC/SETEC, obtendo conceito “A” de acordo com a Portaria Ministerial nº 3351, publicada no DOU em 13/11/2003, o qual resultou na presente configuração da matriz curricular. Neste mesmo processo o curso recebeu a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica Industrial. Em 2006, o MEC/SETEC em cumprimento ao Decreto n0 7.773/06, lançou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com o objetivo de organizar e orientar a oferta desses cursos no país, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Com a sistematização e a oferta do Catálogo, o MEC orientou as instituições ofertantes de graduação tecnológicas a adotarem as denominações dos cursos que o compõem, tanto para a oferta de novos cursos, quanto para a migração dos cursos em desenvolvimento. Com base nisso, a UTFPR encaminhou a MEC/SETEC,
ofício solicitando a migração dos cursos cujos nomes não constavam do Catálogo, dentre eles o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica Industrial. Tal solicitação foi atendida através da Portaria MEC n0 124 de 06/11/2006 (doc. Anexo) e o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica Industrial passou a receber a nova denominação de Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, com mesma configuração da matriz curricular.
Atendidas as exigências legais a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio, está autorizada a diplomar os alunos concluintes dos Cursos:
Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica Industrial e Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, com a mesma titulação, ou seja “Tecnólogo em Manutenção Industrial”.

 

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Manutenção Industrial, oriundo do Curso Superior de Tecnologia, é o profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar com técnica e tecnologia a Manutenção Mecânica Industrial, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação com consciência de seu papel social.

O perfil do Tecnólogo em Manutenção Industrial será adquirido com o exercício e desenvolvimento das seguintes competências:
a) Participar de forma responsável, ativa, crítica e criativa na manutenção mecânica industrial;
b) Planejar, executar, supervisionar e inovar sistemas na área de manutenção mecânica industrial;
c) Aplicar ferramentas de gestão tecnológica no gerenciamento no processo de manutenção mecânica industrial.
d) Implementar e fazer manutenção em sistemas automatizados eletro-eletrônicos, pneumáticos e hidráulicos;
e) Planejar as estratégias de implantação de sistemas automatizados;
f) Conduzir equipes de trabalho na área de automação industrial;
g) Elaborar documentação relativas a equipamentos, tecnologias e sistemas de automação;
h) Pesquisar novas tecnologias na área de sistemas automatizados;
i) Executar o projeto e implementar sistemas de automação da manufatura.

Além das competências e habilidades profissionais obtidas pela Diplomação como Tecnólogo, o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial prevê certificação(ões) a ser(em) obtida(s) após aprovação nos módulos de certificação.

 

Formação

A estrutura curricular dos Cursos Superiores de tecnologia da UTFPR obedecem ao disposto na Lei n.º 9.394, de 20/12/96, no Decreto n.º 2.208, de 17/04/97, no Parecer n.º 436/01, de 02/04/01, na Resolução CNE/CP 3, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico - DCN, Parecer n.º 29/02, 03/12/02, e
nas resoluções específicas, para cada curso, expedidas pelos órgãos competentes.
A estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da UTFPR - Campus Cornélio Procópio, tem sua essência referenciada na pesquisa de mercado identificando a demanda para a qualificação profissional, das características econômicas e do perfil industrial da região e do Estado do Paraná - (Gazeta Mercantil, 1997); (Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região de Londrina e Maringá – PED, n.º 04/06/4997 ); (Ipardes, 2000) e (IBGE, 2000).
Para dar atendimento à demanda do mercado de um profissional com um perfil diferenciado, não só em tecnologia, mas também voltado para o desenvolvimento social, a organização do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial apresenta bases científicas e de gestão de nível superior dimensionadas e direcionadas à terminalidade da formação do tecnólogo.

 

Regime

  • Noturno

 

Duração do Curso

A estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial caracteriza-se por ser formatada em módulos de ensino com cargas horárias que propiciam competências e habilidades. Em conformidade com o Parecer n.o 436/01, a carga horária mínima do curso é de 2400 horas distribuídas em 6 períodos.
O fluxograma do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial encontra-se organizado em seis módulos, mais estágio curricular, Atividades Complementares e Trabalho de Diplomação. Os módulos 3, 4, 5 e 6 permitem que o estudante obtenha certificações ao concluí-los com aproveitamento.
Os Módulos 1, 2 e 3 são obrigatórios para que o estudante possa prosseguir seus estudos. Após concluí-los, ele pode optar pela realização do Módulo 4, 5 ou 6. Ao concluir os três primeiros módulos com proficiência em todas as disciplinas, o estudante poderá solicitar a Certificação de Assistente de Projetos Mecânicos Industriais. Ao concluir com proficiência todas as disciplinas do quarto módulo, o estudante receberá a Certificação de Assistente em Processos de Fabricação. Ao concluir com proficiência todas as disciplinas do quinto módulo, o estudante receberá a Certificação de Assistente de Instalações Industriais Mecânicas. Na conclusão do sexto módulo com proficiência, o estudante poderá solicitar o Certificado de Assistente de Manutenção Mecânica Industrial. Ao concluir os módulos 1, 2 e 3, o aluno poderá ingressar no módulo 4, 5 ou 6.
Concomitantemente ao módulo 3, o aluno poderá iniciar o estágio curricular e concomitantemente ao módulo 6, poderá iniciar o Trabalho de Diplomação.

 

- COORDENAÇÃO

 

Coordenador - Prof. Jefferson L. Cesar Salles

jefferson@utfpr.edu.br comin-cp@utfpr.edu.br

(43) 3520-4041

Professores responsáveis por elementos do cursos:

Estágio - Prof. Luiz Otavio Correa

luizotavio@utfpr.edu.br

(43) 3520-3918

Trabalho de Diplomação - Prof. Fernando de Medeiros Diorio

diorio@utfpr.edu.br

(43) 3520-4083

Atividades Complementares - Prof. Rubens Gallo

rubensgallo@utfpr.edu.br

(43) 3520-3919

Secretaria da Coordenação:

seccoord-cp@utfpr.edu.br

(43) 3520-4064

 

- SAIBA MAIS


Ações do documento