Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Notícias Notícias O LASER - Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica

O LASER - Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica

O LASER (Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica - http://laser.dainf.ct.utfpr.edu.br) é um laboratório de pesquisa associado aos programas de pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e de Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI).


O laboratório foi criado em 2013, numa pequena sala do bloco V3, sendo que as atividades realizadas no antigo Laboratório de Robótica do DAINF (Departamento Acadêmico de Informática) passaram a ser desenvolvidas no LASER. Diversos professores participam ativamente das atividades do LASER, com orientação de bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos.


Atualmente, os professores João Alberto Fabro, André Schneider de Oliveira e Marco Aurélio Wehrmeister tem projetos em desenvolvimento no laboratório. Com o aumento das atividades, foi pleiteado um espaço mais adequado (pois o laboratório, que ficava no bloco V3,contava com apenas 28 m2, não comportando mais as atividades de pesquisa, e a quantidade de bolsistas de IC, mestrandos e doutorandos). Ao final de 2016, o LASER mudou para uma sala maior e agora pode acomodar melhor todas as suas atividades. Após a mudança, instalação de infraestrutura e organização geral, o laboratório está em pleno funcionamento, tendo sido oficialmente inaugurado no dia 08/06/2017


O novo espaço do laboratório LASER fica também no bloco V3, piso inferior. Todos os participantes do LASER gostariam de agradecer aqueles que sempre acreditaram e apoiaram suas atividades, principalmente aos coordenadores de cursos de graduação de Engenharia de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, e Engenharia Eletrônica, coordenadores das pós-graduações, chefes dos departamentos envolvidos (DAINF e DAELN), à diretoria de pós-graduação e pesquisa (DIRPPG), e à direção do Câmpus Curitiba, pelo apoio continuado à todas as atividades realizadas no LASER.


Entre os projetos desenvolvidos no LASER estão projetos de robótica educacional, competições de robótica, tais como o Futebol de Robôs e os robôs de serviço doméstico, além do desenvolvimento de sistemas embarcados e sistemas de navegação autônoma, para robôs terrestres e aéreos (drones).

Ações do documento