As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Eventos - Departamento Acadêmico de Matemática

Segundo Campeonato de Derivadas - UTFdx 2.

Inscrições: clique aqui

Edital de chamamento público para obtenção de patrocínio

A exposição é uma iniciativa do Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional (IMU) e tem como finalidade motivar as mulheres a seguirem carreira na área da matemática. Nesta exposição são retratados momentos da matemática iraniana  Maryam Mirzakhani que foi premiada em 2014 com a Medalha Fields, a maior distinção na área da Matemática, por sua contribuição, no estudo da geometria e dinâmica de superfícies de Riemann e seus espaços moduli, sendo até hoje a única mulher a receber esta distinção. Maryam faleceu prematuramente em 2017 vítima de câncer mas deixou um legado de dedicação e amor à Matemática.

A curadoria das fotos deste acervo são de responsabilidade da professora Thaís Jordão, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo em São Carlos e conta com o apoio do designer Rafael Meirelles Barroso.

A exposição poderá ser vista no salão de exposições da UTFPR (Aquário).

No Brasil devido as suas dimensões continentais, muitos dos recém doutores que ingressam nas universidades terminam por se distanciar de seus grupos de formação. Em muitos casos, isto dificulta a continuidade de suas pesquisas e, consequentemente, sua ascensão na carreira profissional. Por esta razão, os jovens decidiram criar um marco apropriado para compartilhar vivências e resultados de pesquisa, culminando na criação do “Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada e Estatística - CBJME”.

Assim, o objetivo central deste evento é promover a colaboração entre jovens pesquisadores (doutorandos e recém-doutores) das áreas de matemática e/ou estatística de todo o país, auxiliando assim no desenvolvimento destas áreas e fortalecimento dos programas de pós-graduação.