Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública

 

Conceito Capes

Área de Vinculação:

Planejamento Urbano e Regional/Demografia

 

 

PPGPGP


O Curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) visa desenvolver ações voltadas à pesquisa aplicada e ao ensino norteadas pelos novos paradigmas do setor público, em que se demandam gestores de instituições públicas, nas suas diversas formas (governamentais, de interesse público, educacionais e representativas de classe), com capacidade gerencial holística, sistêmica, inovadora e sensível as questões públicas.

 

Desmistificando:

- O que é Mestrado Profissional?

- Qual a diferença em relação ao Mestrado Acadêmico?

- Os direitos e Prerrogativas do egresso do Mestrado Profissional são diferentes daqueles do egresso do Mestrado Acadêmico?

"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional..

Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

Fonte: Capes (2017)

 

 

satisfacao_egresso

Acesse aqui o resultado da última pesquisa

ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

Em atendimento à meta de autoavaliação traçada pelo programa, a cada dois anos é a realizada a pesquisa ampliada como os egressos, cujos resultados orientam o processo de tomada de decisão do colegiado visando à sua melhoria continua para a comunidade acadêmica e para a sociedade. 

 

 

PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO DA ÁREA

Nos dias 18 a 20/10/2016, alunos e professores do PGP participaram do III Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) em Campos de Goytacazes/RJ.

Evento direcionado à comunidade acadêmica e profissional, possibilitou aos participantes um rico locus de discussão sobre o desenvolvimento técnico-científico para a promoção, difusão e diálogo sobre o estado da arte nas pesquisas relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas, especialmente sobre o planejamento e desenvolvimento urbano e regional, e a governança pública.

Nesta edição, o Seminário teve como sede a Universidade Candido Mendes-Campos.

 pgp_2016_campos

 

 visita tecnica decio - ippucVISITA OBSERVATORIO DAS INDUSTRIAS

VISITA AO IPPUC E AOS OBSERVATÓRIOS DA INDUSTRIA

Nos dias 24 e 31 de junho de 2016, mestrandos do PGP, no contexto da disciplina de Indicadores Socioeconômicos e Ambientais, dirigida pelo Prof. Décio Estevão do Nascimento, realizaram visitas ao Ippuc e aos Observatórios da Indústria da Fiep, respectivamente.

No Ippuc, foram recebidos por Oscar Ricardo Schmeiske, Monica Máximo da Silva, Marcia Krama e Manoel Tadeu Barcelos, membros do corpo técnico do Instituto. Na oportunidade, foi feita uma apresentação institucional do IPPUC, mostrados alguns indicadores e o Plano Diretor de Curitiba, foram levantados também alguns desafios da cidade e apresentada a iniciativa, em construção, da Rede Curitiba de Soluções Urbanas.

Nos Observatórios da Indústria, o grupo foi recepcionado por sua Gerente, Marilia de Souza, também professora colaboradora do PGP, e por Kleber Cuissi Canuto. Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer a Sala Prospectiva, um espaço desenvolvido e utilizado pelos Observatórios para a realização de processos de planejamento e de prospectiva estratégica.

Agradecemos aos nossos parceiros Ippuc e Observatórios da Indústria/Fiep por estas oportunidades.

VISITA AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

Os mestrandos do PGP/UTFPR, em visita guiada à Escola de Gestão Pública e ao Pleno do TCE/PR, finalizaram a disciplina Governança Pública e Desenvolvimento nesta data (19/05/2016), momento em que vivenciaram as relevantes atividades realizadas por aquela Corte de Contas junto ao controle externo aplicável aos órgãos de todos os Poderes do Estado e governos municipais e Estaduais.

Nossos agradecimentos àquela Corte, especialmente ao Professor Rodrigo Damasceno, Diretor da Escola de Gestão Pública, que gentilmente nos acolheu. 

visita_TCE_2016

 

RBPD
Revista eletrônica administrada pelo PGP e relacionada à Área Planejamento Urbano e Regional/Demografia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
snpd nova (1)

O Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento é evento itinerante da Área PUR/D, organizado bianualmente pelas instituições que oferecem mestrados profissionais na referida área.

A 1a Edição do evento foi organizada pelo PGP/UTFPR, motivo pelo qual os anais das edições são mantidos neste repositório sob o ISSN 2317-8949.


 


LINKS IMPORTANTES

 

Calendário de AtividadesHorário das Aulas / QuadrimestreMoodle MestrandoSistema AcadêmicoBibliotecaPeriódicos da Capes

calendário_icon

Agenda_icon moodle_icon

sistema_icon

Biblioteca_Icon Periodicos_icon
Dúvidas Frequentes Notícias na Mídia Defesas Públicas DIRPPG PROPPG Curriculum LATTES
FAQ_Icon Noticias_Icon Defesa_icon UTFPR UTFPR Curriculum_Icon

Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Avenida Sete de Setembro, 3165. Bloco L. 4° andar

Telefone: (41) 3310-4665 

 Endereço para correspondência: Avenida Sete de Setembro, 3165. CEP: 80.230-901  Curitiba/PR.

Email: pgp-ct@utfpr.edu.br

 

Veja o mapa de acesso ao PGP

 

Horário de Atendimento ao Publico Externo

Silviane Carpen - 08:00 as 14:00 

      Caroline Gomes - 13:30 as 18:00

 

Ações do documento