Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado PPGFA Linhas e projetos de pesquisa

Linhas e projetos de pesquisa

1. Cosmologia e Astrofísica (link)

Esta linha aborda o estudo da origem, estrutura e evolução do Universo, bem como dos objetos celestes (galáxias, estrelas, planetas, etc.) que fazem parte deste, através da aplicação do método científico e da Física teórica.

• Astrofísica do Sistema Solar
  • Cosmologia

2. Física Atômica e Molecular (link)

Nesta linha são desenvolvidas pesquisas que envolvem a aplicação de radiações ionizantes e sua interação com a matéria através de técnicas de tomografia, espectroscopia (fluorescência de raio X, difração de raios X e espalhamento Compton) e simulação de transporte de fótons e prótons. Ainda com uma abordagem teórica são desenvolvidos e aplicados métodos computacionais para o estudo sistemático de sistemas moleculares e macromoleculares, incluindo o desenvolvimento de softwares de simulação e análise, bem como a configuração de sistemas computacionais de alto desempenho.

• Física das Radiações
  • Modelagem Molecular

3. Física Nuclear (link)

Nesta linha são desenvolvidas pesquisas, teórica e experimental, nas áreas de raios X convencional diagnóstico, simulação de emissão e detecção de raios X, proteção radiológica, dosimetria, densitometria, tomografia computadorizada e tomografia por feixe de prótons, desenvolvimento de detectores de raios X, protocolo para controle de qualidade em imagens tomográficas, Física Nuclear aplicada (análise de materiais por feixes iônicos, estudos de interação entre os prótons e matéria, aplicações médicas, biológicas, agrícolas e ambientais de Física Nuclear), Física de íons pesados e estrutura nuclear.

• Radioatividade Natural

4. Física da Matéria Condensada (link)

Nesta linha são investigadas as propriedades físicas de materiais de grande interesse na atualidade, como por exemplo, novas propriedades observáveis quando se reduz a dimensão destes à escala nano. Para tanto é desenvolvida desde a síntese das estruturas (heteroestruturas, polímeros conjugados, nanopartículas, óxidos e estruturas de carbono), caracterização estrutural e eletrônica até a aplicação em dispositivos (sensores, células fotovoltaicas, transistores, LED´s, etc), utilizando técnicas tais como: difração de raios-X, espectroscopias (Raman, FTIR, impedância e óptica), calorimetria entre outras. Nesta área são aplicados métodos teóricos e simulações, os quais contribuem de forma sinergética para o entendimento das propriedades físicas e químicas da matéria. Também são desenvolvidas técnicas de simulação computacional para o estudo das propriedades dos materiais e desempenho dos dispositivos dentro do domínio da nanotecnologia.

Projeto de pesquisa