Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

16º FISL

Professores e alunos do Câmpus participam de evento internacional de software livre
16º FISL

Professores, servidores e alunos do Câmpus participantes do Fórum

O Projeto Software Livre Brasil é uma iniciativa não governamental que reúne instituições públicas e privadas do Brasil, compreendendo poder público, universidades, empresários, grupos de usuários, hackers e ONGs.

O principal objetivo do 16o. Fórum Internacional de Software Livre (FISL) realizado no mês de julho, na cidade de Porto Alegre/RS, visou à promoção do uso e do desenvolvimento de software livre como uma alternativa de liberdade de expressão, econômica e tecnológica. 

Um grupo de professores e acadêmicos da UTFPR Medianeira foi convidado a participar do evento e apresentar seus trabalhos já desenvolvidos no Laboratório do Grupo de Inteligência Computacional (GIC). 

Dentre os trabalhos apresentados, destaque para a Impressora 3D, Projeto Primo (ensino de Robótica ás crianças de 3 a 7 anos), Little bits (ensino de Eletrônica) e a Mão Robótica desenvolvida pelo acadêmico William Cândido Ribeiro.

Pedro Luiz Paula Filho, professor e participante do evento, comenta que a participação no Fórum teve aspectos muito positivos e aponta os contatos estabelecidos com participantes de outros estados e países, bem como a divulgação de projetos desenvolvidos no Câmpus de Medianeira. Acrescenta que, os Projetos Little Bits e Primo tiveram grande aceitação pelo público e ambos serão compartilhados por uma Instituição da Bahia, presente no evento.

Grupo do Câmpus participante do Fórum:

Professores: Pedro Luiz Paula Filho, Hamilton Pereira da Silva e Patrícia Lopez

Alunos e servidores: Jane Stela mazzola, Laercio Minozzo, Alfredo Erdmann, Rainer Medrado, Thiago S. Alvez, Wellington Vida Leal, Wesley Karl El Anderson e William Cândido Ribeiro.

Ações do documento