Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Protótipo

Estudante constrói mão robótica com peças criadas em impressora 3D
Protótipo

Protótipo da mão já conectado ao braço mecânico

O estudante William Cândido Ribeiro, que cursa Engenharia Elétrica no Câmpus Medianeira, construiu sua própria impressora 3D para realizar alguns de seus projetos. Entre eles, está uma mão robótica controlada por um sistema de eletroencefalograma (leitura de impulsos cerebrais). A mão faz parte do InMoov, um programa de colaboração e aperfeiçoamento de projetos, com mais 600 jovens construtores em todo o mundo.

Foi em plataformas abertas que ele conseguiu idealizar o trabalho. “Tudo começou durante as férias de março de 2012. Eu queria montar um braço robótico, desses industriais. Após ver o dispositivo Emotiv Insight no site KickStarter, tive a certeza do projeto. Pensei que poder controlar um braço ou uma mão robótica pelo cérebro deveria ser muito legal!”, relembra.

O projeto funciona por comando de celular via Bluetooth, por uma placa desenvolvida pelo professor da UTFPR, Alberto Noboru. Os próximos passos do projeto serão adicionar, nos dedos, sensores de força em que será possível controlar a força que a mão faz ao segurar algum objeto e também implantar uma pulseira que capta os sinais dos músculos do braço. “É algo novo, diferente, interessante e que pode ajudar as pessoas a terem uma prótese robótica com um custo baixo”, avalia William.

 

Ações do documento