Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Meio ambiente urbano é tema de lançamento da EDUTFPR
conteúdo

Notícias

Meio ambiente urbano é tema de lançamento da EDUTFPR

Publicação

Livro está disponível no Repositório Institucional da Universidade
publicado: 03/09/2021 16h55 última modificação: 03/09/2021 16h55
Meio Ambiente Urbano é tema de lançamento da EDUTFPR (Imagem: Decom)

Meio Ambiente Urbano é tema de lançamento da EDUTFPR (Imagem: Decom)

Com 82 milhões de metros quadrados de áreas verdes e 30 parques distribuídos em todas as regiões da cidade, Curitiba tem um dos melhores índices de áreas verdes do país: 52 metros quadrados por habitante. Como forma de aprofundar o debate sobre o meio ambiente urbano, principalmente a partir do exemplo da capital paranaense, a Editora da UTFPR (EDUTFPR) disponibiliza ao grande público o livro 'Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos na Agenda Ambiental Urbana'.

A partir de uma coletânea de artigos que explora a relação entre os sistemas urbanos e a biodiversidade e os benefícios da natureza para o bem-estar humano, a obra expõe desafios dos governos locais para a sustentabilidade ambiental urbana ajudando a repensar as políticas públicas locais. 

São oito capítulos que abordam, por exemplo, a gestão de resíduos sólidos em Curitiba. "Esses programas [de gestão de resíduos sólidos] em análise são importantes e mostram resultados positivos. Entretanto são necessárias melhorias, além de transparência das informações para a população, pois alguns programas e projetos não possuem indicadores e produtos, e os que possuem não têm dados disponíveis para consulta", analisa um dos artigos.

O livro, organizado pelos pesquisadores Tatiana Maria  Gadda, Patrícia Pellanda, Gabriel Antônio de Paula, Letícia Santos e Niklas Werner Weins, está disponível gratuitamente no Repositório Institucional da UTFPR. A venda dos exemplares físicos será feita via e-commerce da Editora UTFPR, plataforma que será lançada neste semestre.

Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR  devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação - a chamada fica aberta em fluxo contínuo.