Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Selo Verde
conteúdo

Notícias

Selo Verde

Inventum 2019 impõe registro histórico como o primeiro evento sustentável realizado pela UTFPR e Município de Pato Branco
publicado: 20/11/2019 12h37 última modificação: 29/11/2019 15h07

A quarta edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum, que aconteceu de 08 a 13 de novembro, no Parque de Exposição de Pato Branco e, em alguns momentos em ambientes da UTFPR, Câmpus Pato Branco, entrou para a história de eventos realizados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e patrocínio da empresa Ecologic aquecimento solar, planejou e executou um evento que priorizou ações sustentáveis suficientes que culminaram na certificação com o “Selo Verde”, categoria Evento Sustentável, pela Ecolmeia, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), autorizada a realizar certificação.

Nesta edição da Inventum, uma equipe multidisciplinar formada por professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos sob coordenação da Comissão de Plano de Logística Sustentável da UTFPR, Câmpus Pato Branco, elaboraram um projeto  com base na ABNT NBR ISO 20.121, (norma que fornece diretrizes para as boas práticas utilizadas nas atividades de organização de eventos) contemplando atributos  fundamentais como Gestão de Resíduos Sólidos, Serviços Sustentáveis, Responsabilidade Social, Comunicação Responsável, Sensibilização Ambiental e Neutralização de Carbono.

Dentre as diversas ações, destacaram-se a separação dos resíduos nos estandes, e em todo ambiente utilizado pela feira, uso racional de água e energia, reutilização de banners, displays e utensílios reutilizáveis, bem como, o incentivo de atitudes sustentáveis aos visitantes.  No contexto da comunicação responsável o XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR se diferenciou possibilitando aos estudantes de iniciação científica e tecnológica a apresentação de seus trabalhos na forma digital, em totens multimídias disponibilizados pela organização do evento Sei-Sicite. Já o TecSUL adotou critérios de sustentabilidade na escolha dos palestrantes e na distribuição de lembrancinhas, entregando bonsais, cactos e suculentas, as ações de marketing focaram integralmente em mídias digitais, os alunos de colégios públicos convidados se locomoveram utilizando transporte coletivo e a decoração priorizou plantas naturais, as quais foram devolvidas para reutilização e não foram utilizados materiais descartáveis. Na área de sensibilização ambiental o grande diferencial foi o “Espaço Ambiental” localizado no centro do Parque de Exposições, harmonicamente, combinou elementos de Ciência, Tecnologia e Meio ambiente com uma infraestrutura paisagística com plantas, lago, bancos de material reaproveitado, balanço, Casa das Abelhas, demonstração do funcionamento de painéis fotovoltaicos, equipamentos de aquecimento solar de água, aerogeradores, além de oficinas voltadas ao uso eficiente de água e energia e como realizar compostagem em casa, entre outros, possibilitando o acesso do cidadão a novas e mais eficientes tecnologias de maior eficiência e menor impacto ambiental.

Outro destaque foi a “pegada de carbono” dinâmica que possibilitou ao visitante conhecer os efeitos de seus hábitos de consumo, além de como realizar sua devida compensação, sendo ofertado uma muda de planta frutífera ao participante.

Na Feira das Profissões foram utilizados materiais sustentáveis para reaproveitamento nas próximas edições, minimizando o uso de materiais gráficos e geração de resíduos. Também ocorreu o Festival Universitário de Cultura e Arte – FUCA, que contou com uma decoração totalmente elaborada com material reciclável e reaproveitável para as próximas edições, tendo todo resíduo coletado adequadamente. Outra atividade a somar na questão qualidade de vida, foi a participação dos feirantes de produtos agroecológicos através da Feira do Produtor de Orgânicos, que ofertou produtos de grande qualidade no espaço da UTFPR – Inventum.

Além disso, ao longo dos seis dias de feira, foram coletados mais de 1.200 quilos de resíduos orgânicos e cerca de 3.400 quilos de resíduos recicláveis que foram destinados a Cooperativa de Agentes Ambientais do Município de Pato Branco, para separação adequada e posterior comercialização, fechando desta forma o ciclo de gestão integrada e controle de resíduos sólidos gerados na Inventum 2019.

Em relação ao “Selo Verde” a Zada Sustentabilidade Digital foi a empresa que fez a entrega do certificado. A fundadora Adriana Rita de Oliveira destacou que a Inventum 2019 se engajou no processo sustentável e realizou um evento louvável. “Vimos todas as evidências da preocupação com as melhores práticas sustentáveis, que envolveu toda a comunidade e deixou um legado. Entre os destaques de ações, o Espaço Ambiental, no coração da feira, onde todas as pessoas passaram e se envolveram”, ressaltou.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, destacou que essa certificação coroa todo o trabalho da Inventum 2019. “A Feira veio com um viés da sustentabilidade e aliou, juntamente com a tecnologia, excelentes práticas que demonstram a preocupação com o meio ambiente. É uma certificação que nos orgulha muito”, disse.

O presidente da Comissão de Plano de Logística Sustentável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Márcio Barreto Rodrigues, afirmou que foram muitos os envolvidos para a conquista dessa certificação, que iniciou muito antes da Inventum 2019. “Foi um passo importante de uma cidade que sabe onde quer chegar, que caminha ao lado da inovação e que, também, está comprometida com o desenvolvimento sustentável”, salientou.

Além da UTFPR, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o selo é uma conquista de todos os expositores, realizadores, organizadores e, principalmente, dos visitantes da Inventum 2019, que se engajaram e colaboraram com consciência ambiental.

As ações que envolveram todo o projeto da Inventum Sustentável, incluindo o Espaço Ambiental foram organizadas e coordenadas pela Comissão de Plano de Logística Sustentável da UTFPR, Câmpus Pato Branco, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Município de Pato Branco, com o patrocínio da A1 Formaturas, Cresol, Sebrae, Stone, Ecologic e Planta Garden.

Para finalizar, a Comissão de Plano de Logística Sustentável do Câmpus Pato Branco solicita que a comunidade acadêmica e em geral, continue a praticar ações de sustentabilidade: pratique uso racional de água e energia; evite o uso de copos, pratos ou materiais plásticos descartáveis, sempre que possível opte por utensílios reutilizáveis; realize a adequada separação de resíduos; minimize o uso de papel e pratique a comunicação criativa e sustentável; seja sempre gentil e contribua com a limpeza do câmpus e da sua cidade.

Acesse o evento de certificação da Inventum - Selo Verde.