Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estágios e Empregos Estágios Externos Passo a passo para iniciar o estágio

Passo a passo para iniciar o estágio

Abaixo você encontra as orientações para a emissão dos documentos de estágio, no final do texto estão informações importantes sobre os requisitos e condições para o estágio estar de acordo com a lei.

Os passos abaixo orientam como fazer a documentação:

01-  O interessado em começar o estágio deve fazer seu cadastro no site: estagio.utfpr.edu.br/pb no link aluno e deve solicitar a empresa também fazer o mesmo, no link empresa. Em seguida, é necessário aguardar a aprovação pela UTFPR. Quando a empresa está se cadastrando pela primeira vez, após a inscrição é necessária a aprovação do coordenador de estágios do curso do aluno, o prazo para aprovação depende da análise do professor, assim o cadastro deve ser feito com antecedência de 20 dias pois o contrato somente será emitido após a aprovação e também vai exigir que o estágio comece após 10 dias.

02 - Vá até o local do estágio e entre em contato com o responsável, em todos os casos deverá haver um supervisor no local do estágio. Conseguindo a vaga, defina os detalhes do estágio: atividades, horários, dia de início e término, remuneração e benefícios, anote essas informações;

03 –  Vá até o setor responsável pela contratação de estagiários na empresa e solicite para que acesse o site. Se a empresa já está cadastrada, basta fazer o login no ícone empresa, e no link contratos, emitir o mesmo em três vias. Esse trabalho deve ser feito no prazo mínimo 10 dias antes início do período de estágio. O cadastro do contrato no site deve ser acompanhado pelo aluno, para fornecer as informações, e pode ser auxiliado pela UTFPR, basta ligar 3220-2621, com Telmo.

Emitir o contrato de estágio em três vias; Após o cadastro do contrato no site, vai estar disponível a impressão do Plano de estágio em 04 vias;

04  -  Assinar e coletar a assinatura da empresa no contrato; no plano de estágio, além da assinatura do aluno e do supervisor, devem assinar o coordenador de estágios do curso do aluno e o professore orientador. Em seguida trazer toda a documentação até o Departamento de estágios da UTFPR para assinatura.

05 - Para alunos que já tem vínculo formal com a empresa onde fará o estágio obrigatório, no caso de ser funcionário com carteira assinada, sócio, empresário, autônomo, já ser estagiário pela UTFPR ou ter contrato de estágio pelos agentes de estágio(CIEE, CEINEE)por exemplo, não precisa fazer o contrato citado no item 02, basta o Plano de Estágio em 01 via mais cópia xerox do comprovante do vínculo, que pode ser cópia da carteira, contrato social, nomeação, autônomo conforme o caso. Obs: no Xerox do documento, anotar à caneta o nome do curso do aluno, ex:Administração.

06 – Renovação do contrato ao término do estágio: quando o aluno deseja ficar mais tempo no estágio(tendo como limite 02 anos), antes da data de término prevista no contrato ele deve novamente emitir o Plano de estágio em 04 vias e dirigir-se ao responsável na empresa para que faça a emissão do Termo Aditivo de estágio, (através do site descrito no item 01) em três vias e trazê-las assinadas até a UTFPR no Departamento de estágios.

Outras informações:

• Só podem iniciar estágios não obrigatórios, os alunos regularmente matriculados a partir do 2º ano nos cursos anuais ou no 2ºperíodo nos cursos semestrais e que tenham coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,5.
  • O período máximo de estágio pode ser de até 02 anos.
  • Para o estágio obrigatório o tempo mínimo são 400horas.
  • A carga horária semanal do estágio é de no máximo 30 horas.
  • A possibilidade de fazer 40 horas restringe-se aos cursos onde o estágio ocorre ao término de todas as aulas presenciais, como no segundo semestre do 5º ano curso de Agronomia, e para alguns alunos dos cursos de engenharia quando vierem a fazer o estágio após cumprir todas as disciplinas presenciais.
  • Caso o aluno ou empresa desejem interromper o estágio antes do prazo é necessário emitir o termo de rescisão de estágio em três vias com antecedência mínima de 01 semana, através do site descrito no passo 01, no link empresa.
  • Para o estágio de docência ou regência nos cursos de Licenciatura, Não é necessário fazer o Plano de Estágio.
  • No caso do estágio ser não obrigatório, a empresa deve oferecer bolsa auxílio, vale transporte e a responsabilidade pela apólice de seguro é da empresa que está oferecendo o estágio ou do agente de integração de estágio, conforme estabelecido na lei 11788/08 - Lei do estágio.
  • Se o aluno iniciou estágio não obrigatório, se desejar transformar seu estágio em obrigatório, é necessário fazer novo contrato e novo Plano de estágio.
  • Em caso de alteração de modalidade do estágio, de não obrigatório para obrigatório por exemplo, há necessidade de emitir um novo contrato ou deve ser feito um termo aditivo em três vias, e seguir para as assinaturas.

O setor responsável pela atividade de estágio na UTFPR é o Departamento de estágios, situado no Bloco B, superior, tendo como responsável o servidor Telmo. O contato pode ser pelo email: telmo@utfpr.edu.br   pelo fone: 3220-2621 ou pessoalmente, no Bloco B, sala da DIREC.